Carros da Dodge, Chrysler e Jeep virão com Apple CarPlay e Android Auto

Por Redação | em 05.01.2016 às 13h49

Android Auto

Na última segunda-feira (4), a Fiat Chrysler revelou que um grupo seleto de modelos da Dodge, Chrysler e Jeep serão lançados este ano com suporte ao CarPlay, da Apple, e ao Android Auto, do Google.

Em seu anúncio oficial, a montadora não especificou quais modelos vão receber o suporte aos sistemas, mas sabe-se que o CarPlay fará uma ponte com o Uconnect, sistema da Fiat que também está sendo atualizado com itens como telas sensíveis ao toque mais ágeis, melhor desempenho global e inicialização mais rápida. A notícia segue o anúncio de que a Ford decidiu abraçar o CarPlay, enquanto a Toyota, ironicamente, abre mão do sistema em favor do SmartDeviceLink, tecnologia de código aberto da própria Ford.

Lançado em março de 2014, o CarPlay da Apple viu seus primeiros grandes parceiros chegarem apenas em 2015, mas agora parece que vários grandes fabricantes estão dando sua benção ao sistema. No entanto, este atraso permitiu que o Google se adiantasse com o lançamento do Android Auto e, mais do que isso, seguisse o ritmo a ponto de chegar junto com o concorrente em diversos modelos de veículos.

O CarPlay permite que proprietários de iPhones acessem uma gama limitada de aplicativos iOS em um display localizado no painel do carro, mantendo os olhos do motorista mais próximos da estrada. Em alguns casos, os apps podem ser controlados com o auxílio de botões dispostos no volante, por exemplo, bem como por meio de comandos de voz.

Já o Android Auto é um mecanismo que leva quase todas as funções do sistema operacional móvel para o painel do carro. Isso inclui tocador de músicas, mensagens de texto, e claro, o Google Maps. Todas essas tarefas poderão ser ativadas usando apenas os comandos de voz do Google Voice, o que garante mais praticidade e segurança para o motorista do veículo. A plataforma também permite conectar o celular ao carro por uma porta USB que transfere os conteúdos da tela do smartphone para o equipamento multimídia dos veículos. Para usar o Android Auto, o motorista precisa baixar um aplicativo no seu smartphone.

Via Apple Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar