GM desenvolve tecnologia que usa smartphone para evitar atropelamentos

Por Redação em | 27.07.2012 às 19h01

GM wifi

Os acidentes de trânsito e atropelamentos são uma das principais preocupações dos governos e instituições. E empresas como a General Motors também estão estudando novas tecnologias para ajudar o motorista a identificar a aproximação de um pedestre e evitar acidentes fatais.

A tecnologia utilizada se chama Wi-Fi Direct, e permite que o smartphone do motorista se comunique com o do pedestre e envie um aviso de alerta toda vez que um carro ou pessoa se aproxima. 

GM Wi-Fi DirectA GM acredita que o Wi-Fi Direct poderá ser parte integrante dos assistentes de direção de seus carros

De acordo com o Motor Ward, o sistema também pode ser facilmente integrado a outros mecanismos de identificação de objetos e sensores que já estão sendo construídos nos veículos mais modernos, ajudando os motoristas a reconhecerem os pedestres e ciclistas que também possuem o Wi-Fi Direct em seus smartphones.

A GM tem planos de criar um aplicativo complementar para dispositivos móveis que irá atuar em conjunto com o Wi-Fi Direct, o que tornará ainda mais eficiente a identificação dessas pessoas pelo carro equipado com o sistema.

A tecnologia ainda se comunica com os smartphones direta e independemente, ou seja, sem a necessidade de se conectar a uma rede sem fio de internet, o que torna o processo todo mais rápido em comparação com as conexões atuais.

"O Wi-Fi Direct tem o potencial para se tornar parte integrante dos assistentes de direção que oferecemos em muitos veículos como Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC", afirmou em nota oficial Nady Bocha, diretor de pesquisa de sistemas elétricos da GM.

A empresa também se baseou em recente pesquisa divulgada pela National Highway Traffic Safety Administration, nos Estados Unidos, que afirma que só no ano de 2010, 4.280 pedestres e 618 ciclistas se envolveram em acidentes de trânsito.

Leia a Seguir

Comentários