4

Falha humana causou atropelamento ao vivo de Ana Maria Braga, diz equipe

Por Redação em | 23.04.2013 às 14h53

Ana maria braga

A equipe de pesquisadores da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), responsável pelo carro capaz de circular por ruas sem precisar de um motorista, exibido ontem (22) no programa 'Mais Você', na Rede Globo, afirma que não houve uma falha mecânica, e sim uma falha humana no caso do atropelamento da apresentadora Ana Maria Braga ao vivo.

O projeto do veículo sem motorista foi desenvolvido pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da UFES, e tem o objetivo de proporcionar maior mobilidade para pessoas com deficiências física e visual. Os pesquisadores garantem que o carro, em um futuro próximo, poderá também ser controlado por ondas cerebrais e ajudar que pessoas com deficiências de fala possam dirigir.

No caso do programa matutino, a equipe afirma que um de seus membros teria se esquecido de puxar o freio de mão do veículo e ele desceu, já que estava localizado em uma rua íngreme e não estava operando no modo automático. A porta do passageiro atingiu Ana Maria Braga nas costas, arremessando-a ao chão e fazendo com que a apresentadora levasse cinco pontos na boca. "No modo automático o carro fica parado em ladeiras. No momento do acidente, no entanto, ele estava no modo manual e se comportou como um carro qualquer", afirmou o pesquisador do LCAD Cayo Fontana. "Foi uma falha 100% humana".

Saiba mais: Carros que dispensam motoristas: veja a evolução dessa tecnologia

Leia a Seguir

Comentários