Maioria das operadoras de TV por assinatura descumprem metas da Anatel

Por Redação em | 07.03.2013 às 16h40

Dentre as operadoras de TV por assinatura campeãs de reclamações no ano passado, apenas a Vivo TV e a Net conseguiram atingir as metas de melhoria estipuladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já a CTBC TV, GVT, Sky e Oi ficaram abaixo do esperado.

No final do ano passado, a Anatel exigiu melhorias na qualidade dos serviços de TV por assinatura devido a quantidade de reclamações de seus usuários. A meta dos Planos de Ação das Prestadoras de TV era diminuir o número para 0,65 reclamação a cada mil assinantes.

As informações foram divulgadas no primeiro relatório de acompanhamento dos Planos de Ação, que reuniu os dados apresentados pelas empresas nas últimas duas semanas de fevereiro. Durante a reunião, as empresas apresentaram as ações já concluídas e o status das demais ações iniciadas.

Em geral, a Anatel enxergou que as prestadoras estão implementando as medidas descritas nos Planos, mas que devem continuar dedicando toda a atenção necessária para a melhora na qualidade de seus serviços de TV por assinatura. A próxima rodada de reuniões para análise das melhorias está prevista para o mês de abril de 2013.

A Anatel adotou essas medidas porque, em 2012, a maioria das queixas dos clientes referia-se a cobrança (35,07%), cancelamento (16,42%), reparo (13,95%), instalação (7,75%), atendimento (7,20%) e programação (6,22%), que representaram 86,6% do número total de reclamações no período. No total, as prestadoras apresentaram compromisso de investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões em 2013.

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