Contas do Tumblr estão sendo excluídas por violação de direitos autorais

Por Redação | em 20.02.2015 às 08h05

Tumblr

Um rumor que circula na web tem deixado os usuários do Tumblr de cabelos em pé: supostamente, contas da rede social vêm sendo excluídas devido a violações de direitos autorais. De acordo com o rumor divulgado pelo Daily Dot, a aplicação de um termo da política de uso do site quanto a copyright vem sendo aplicado e, com isso, inúmeros blogs teriam sido sumariamente retirados do ar.

As violações seriam referentes ao uso de músicas protegidas por direitos autorais, ou seja, postadas no serviço de blogs sem a devida autorização. Com medo, muitos usuários estariam removendo todas as postagens com áudio ou fazendo uma cópia de segurança de todo o conteúdo postado em sua conta do Tumblr.

A culpa de um botão?

Em 1º de fevereiro deste ano, o Tumblr teria adicionado um botão para download em cada post com música, o que supostamente colocou o serviço no radar da DMCA — sigla para Digital Millennium Copyright Act ou, em português, Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital, que criminaliza o compartilhamento ilegal de conteúdo protegido por direitos autorais.

Contudo, as informações sobre o caso isso parecem imprecisas. Questionados pelo Daily Dot, a direção do Tumblr se pronunciou negando a existência de tal botão. “Não há botão de download ou botão 'pegar'; nós não implementamos nenhum deles e nossa política quanto a isso não mudou”, afirmou a diretora de comunicação da rede Katherine Barna.

Tumblr

Política de direitos autorais

O Tumblr conta com uma página inteira na qual descreve sua política de uso e, dentro disso, como funciona a questão de direitos autorais dentro do site. Além disso, o serviço afirma que não há uma equipe de funcionários monitorando tudo o que acontece na rede, informação que vai de encontro ao relatado pelo usuário stewardessme, responsável por relatar o problema pela primeira vez.

Um conteúdo protegido só é removido do ar quando o detentor dos direitos autorais faz tal solicitação ao site. Quando isso acontece, a postagem é excluída e o autor é notificado por e-mail — um blog só é removido se repetir este processo três vezes dentro do período de 18 meses, bem como todos os demais blogs registrados no mesmo nome de usuário.

Se você foi notificado ou teve conteúdo removido por violar direitos autorais, mas acha a punição injusta ou indevida, pode contra-notificar o Tumblr e argumentar a seu favor para reaver o conteúdo (ou seus blogs).

Ofensiva da indústria

Ao que tudo indica, a indústria fonográfica está fazendo uma ofensiva contra a distribuição e compartilhamento de conteúdo feito de forma não autorizada — que, na visão deles, não passa de pirataria. O Torrent Freak informa que diversos usuários vêm relatando notificações feitas pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês) para a remoção de conteúdo protegido.

Provavelmente esse seja o grande “problema” que está retirando algumas contas do ar (mas, é claro, depois da sequência indicada aqui em cima, nesta mesma notícia) e não a presença de um botão para download das músicas postadas.

Todos os relatos, porém, parecem vir de blogs de usuários estadunidenses do Tumblr. Se você teve algum problema parecido nos últimos dias, não deixe de relatar na caixa de comentários logo abaixo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar