NSA sabia que ataque hacker contra a Sony iria acontecer, mas não o impediu

Por Redação | em 19.01.2015 às 16h09 - atualizado em 19.01.2015 às 20h24

nsa

O ataque hacker em novembro do ano passado à Sony e seu estúdio de cinema resultou em milhões de dólares em prejuízo para a empresa, além de diversas situações embaraçosas devido ao vazamento de conteúdos de e-mails. No entanto, o caso pode não ter sido uma surpresa para a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA).

Segundo documentos secretos da NSA aos quais o New York Times teve acesso, a ofensiva foi previamente detectada pelos norte-americanos que estavam monitorando as ações de hackers norte-coreanos há alguns anos. Com isso, agentes da entidade sabiam do gigantesco ataque que a Sony estava prestes a sofrer, que foi considerado um dos maiores de 2014, junto com aqueles que afetaram a Xbox Live, da Microsoft, e o iCloud, da Apple.

A agência já investigava há alguns anos movimentações hackers da Coreia do Norte. Em 2010 a NSA detectou pela primeira vez que computadores norte-coreanos tentavam usar conexões à internet da China para invadir os sistemas dos EUA.

Quando identificou as tentativas da Coreia do Norte, a agência iniciou um programa de segurança para a construção de um malware que fosse capaz de invadir e rastrear as conexões, computadores e atividades empregadas pelos hackers asiáticos - com o software, era possível vigiar as ações de hackers do país asiático. Essa seria uma explicação mais plausível pela rapidez com que o governo norte-americano acusou a Coreia do Norte por ser responsável pelos ataques contra a Sony. A NSA sabia previamente do ataque, antes mesmo dele ser executado.

A ação da Coreia do Norte então pode não ter sido motivada apenas pelo filme A Entrevista, mas foi a acusação óbvia e aceitável que os Estados Unidos fizeram devido ao conteúdo que parodiava Kim Jong-un.

A revelação gerou outro questionamento, porque a NSA, sabendo de antemão do ataque planejado contra a Sony, não avisou o estúdio sobre o que estava prestes a acontecer? Tal razão é de conhecimento apenas de governantes americanos e não deve ser divulgada à população.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar