Grupo EZTV, que disponibiliza downloads de séries, encerra atividades

Por Redação | em 20.05.2015 às 09h03

TV

Assim como o mundo do streaming e venda de conteúdo tem seus grandes nomes, o “underground” da pirataria e dos downloads ilegais também possui os seus. E, nesta semana, um dos principais grupos de disponibilização de séries decidiu encerrar suas atividades. Estamos falando do EZTV, que interrompeu os trabalhos de lançamento e organização de seriados após ver seus domínios sendo tomados, um a um, por um grupo desconhecido.

Em uma história que já fez com que teóricos da conspiração levantassem suspeitas quanto ao envolvimento de estúdios de cinema e emissoras de TV, um time de anônimos, usando nomes e identidades falsas, teria obtido controle sobre os endereços pertencentes ao EZTV. A ação começou na Itália e, pouco a pouco, foi se espalhando para todos os endereços registrados ao redor do mundo.

O caso foi montado a partir do depoimento de diversos envolvidos, uma vez que o fundador do grupo de lançamento de séries, Novaking, não pode mais ser localizado após anunciar o fim dos trabalhos. No centro de tudo está uma companhia aparentemente fantasma, que atua com o nome de EZCloud Limited e, após um problema com o domínio italiano do grupo, foi capaz de comprar o endereço com final .it por uma soma de, pelo menos, algumas dezenas de dólares.

Fazendo-se passar pelo próprio fundador da plataforma e usando o mesmo nome que ela, os responsáveis pelo golpe foram adquirindo, um a um, domínios internacionais relacionados ao nome EZTV. Ao entrar em contato com as empresas responsáveis pela venda, Novaking era instruído a entrar na justiça para proteger sua marca, algo que, claro, não iria acontecer.

Ao obter controle do endereço com final .se, os invasores acabaram obtendo acesso também aos e-mails do criador, resetando todas as suas senhas e, efetivamente, tomando controle sobre toda a plataforma. No processo, dados foram perdidos e, pouco a pouco, todos os serviços relacionados ao EZTV acabaram sendo dominados pelos indivíduos desconhecidos.

Na única declaração oficial sobre o assunto, Novaking disse ser um fã de seriados e que realizava o trabalho de disponibilização e catálogo de séries por diversão. Os recentes problemas, que já se arrastavam desde o começo do ano, porém, minaram completamente esse aspecto e levaram à decisão de encerrar as atividades completamente.

Mais do que isso, ele alerta para que os fãs evitem utilizar, de agora em diante, os serviços do EZTV, mesmo quando os arquivos baixados datarem de antes da tomada hostil. Novaking afirma não saber exatamente quais as intenções daqueles por trás do golpe, mas, desde já, alerta para a possibilidade de inserção de malwares e outros arquivos maliciosos junto aos episódios. 

Sites de renome como o Pirate Bay e o KickAssTorrents, por exemplo, já suspenderam contas relacionadas ao serviço e estão informando a seus usuários que evitem baixar torrents do EZTV hospedados por terceiros. De acordo com eles, ainda, os novos responsáveis pela plataforma chegaram a tentar contato, alegando que toda a história seria um engano, mas o contato com Novaking foi suficiente para que ninguém caísse nessa.

Por enquanto, não há planos de retorno da plataforma. Seu criador diz estar definitivamente de fora, mas isso não impediria que outros membros do grupo continuassem o trabalho, com outros nomes. Novaking diz não ter qualquer impedimento com relação a esse tipo de coisa, mas é veemente quando diz que, depois de uma década de atividades, os dias do EZTV chegaram ao fim.

Fonte: Torrent Freak

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar