Programe seu relógio: fim do horário de verão aumenta os riscos de ciberataques

Por Redação | em 17.02.2016 às 18h00

Horário de Verão

Termina neste domingo (21), à meia-noite, o horário brasileiro de verão, quando todos os moradores de 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal, terão de atrasar seus relógios em uma hora. Geralmente, a alteração do horário é feita por padrão nos dispositivos móveis e nos desktops, mas se sua máquina não tem essa opção habilitada, é melhor alterá-la desde já. Isso porque não manter sua data e hora atualizadas pode tornar seus equipamentos mais vulneráveis a ciberataques.

De acordo com o analista de Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Júlio Henrique, manter os relógios sincronizados com o horário de verão mantém os registros atualizados e, caso crimes cibernéticos aconteçam, é mais fácil identificar quem os cometeu.

"Quando alguém usa um computador ou smartphone conectado a uma rede empresarial, informações são registradas a todo minuto. Com os relógios corretamente sincronizados, é possível rastrear usuários que entraram nos sistemas”, acrescenta.  “E mais, sem a atualização de horário, criminosos podem roubar credenciais e senhas empresariais, clonar cartões de crédito e ter acesso a dados sigilosos sem serem identificados e responsabilizados", afirma.

O alerta não vale apenas para os usuários, mas também para empresas. Segundo Júlio Henrique, diversos sites comerciais utilizam o horário exato para gerar informações adicionais de controle e, se os relógios estiverem dessincronizados, podem parar de funcionar, não estabelecer conexão e não registrar os dados. Por isso, as organizações precisam estar atentas à confiabilidade dos servidores NTP utilizados na sincronização de horário de seus equipamentos, pois é ele que garante a precisão dos horários.

Para evitar que crimes cibernéticos ocorram, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP recomenda que as instituições mantenham os relógios sempre sincronizados, seja realizada uma atualização confiável do serviço e os servidores sejam configurados de forma a não permitir a execução de consultas por meio do comando "monlist", da antiga versão do NTP.

Atualize sua data e hora para o próximo domingo

O horário de verão, que começou há cerca de quatro meses, é válido para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Nestes locais, os cidadãos precisarão atrasar os relógios em uma hora, o que significa que à meia-noite de sábado (20) para domingo (21), os relógios deverão marcar 23h00.

Nos sistemas Windows, você pode habilitar a opção automática do horário de verão clicando sobre o relógio no canto inferior direito da barra de tarefas e depois em Alterar configurações de data e hora. Como dito, essa opção fica ativa por padrão de com base no seu fuso horário. Caso ele não esteja de acordo com o horário de Brasília (UTC-3), basta fazer a alteração e marcar a caixa Ajustar automaticamente o relógio para Horário de Verão. Pouco antes do fim do horário de verão, o próprio sistema exibirá uma notificação de que o relógio será adiantado.

No Mac OS, o procedimento é o mesmo. Clique sobre o relógio, depois na opção Abrir as Preferências de Data e Hora, acesse a guia Fuso horário e escolha sua localização. Selecione a caixa para que a plataforma atualize automaticamente a data e hora de acordo com sua região. Já para usuários do Linux, o recurso também é nativo e atualizado de forma automática pela internet.

Quanto aos dispositivos móveis (Android, iOS, Windows Phone), também não há segredo: o recurso é automático. Caso ele não esteja habilitado, vá até a seção de configurações, procure por Data e Hora e marca a opção para que o fuso horário seja atualizado automaticamente.

Com informações do CIO

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar