Gmail passará a alertar usuários sobre contatos suspeitos

Por Redação | em 10.02.2016 às 15h39

Gmail

Uma atualização no serviço de e-mail do Google, o Gmail, dará mais ênfase a segurança de seus usuários ao receberem mensagens de contatos suspeitos. A partir desta semana, o serviço de e-mail receberá um upgrade que alertará sobre contatos que usam plataformas de correio eletrônicos sem encriptação de mensagens. Tais contatos serão reconhecidos pelo Gmail como potenciais atacantes.

Dessa forma, os contatos que estão em plataformas de correio eletrônico pouco confiáveis serão exibidos com um ícone de cadeado vermelho aberto, como é possível ver na imagem abaixo. Ao clicar na imagem, o usuário irá se deparar com uma recomendação que lhe dirá para tomar cuidado com qualquer informação sigilosa contida na mensagem a ser enviada.

O Gmail também começará a emitir alertas sobre contatos cujas contas não podem ser autenticadas. Em vez de exibir uma foto ou imagem do perfil, as pessoas que não possuem uma conta confirmada serão mostradas como um ponto de interrogação na cor vermelha.

No blog oficial do Gmail, o Google alertou sobre os e-mails perigosos: "nem todos os e-mails afetados serão necessariamente perigosos. Mas nós encorajamos você a ser extremamente cuidadoso ao responder ou clicar em links em mensagens em que você não confia. E com essas atualizações, você terá as ferramentas para fazer esses tipos de decisões".

Via Gmail Blog

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar