Rede anti-espionagem Tor ganha buscador próprio e garante anonimato

Por Redação | em 15.10.2013 às 09h30

Computador e internet

Quer privacidade não só no seu e-mail, mas também nas pesquisas que você faz na internet? Agora você tem acesso a uma nova ferramenta "escondida" nos cantos mais escuros da web, mas que garante anonimato sobre seus dados: o TorSearch.

O programa funciona pelo software Tor. Além da busca tradicional, o serviço encontra conteúdos que não aparecem em outros tipos de buscadores, como Google, Bing e DuckDuck Go. Isso através de um mecanismo que faz conexão com os sites escondidos usando uma rede de vários servidores, garantindo mais segurança para os usuários.

"Tor é uma rede anônima. Os sites não podem ver quem você é porque qualquer informação que passe pelo serviço não se correlaciona com o começo e o fim da navegação. Eu quero ser o Google para o Tor", disse Chris MacNaughton, fundador do sistema, ao site VentureBeat.

O executivo ainda revelou que desenvolveu o buscador próprio do Tor sob os mesmos moldes do Google, com a diferença que o usuário não é rastreado toda vez que realiza uma pesquisa. Atualmente, o TorSearch conta com cerca de 130 mil sites incluídos em sua busca anônima.

TorSearch

Seja "invisível" na internet

Adotado por internautas e empresas de todo o mundo, Tor é um software gratuito que oferece um sistema de proteção anti-monitoramento. O serviço mascara seus endereços de IP e bloqueia tentativas de acesso de usuários mal intencionados. Além disso, impede que o IP da sua máquina seja rastreado em tempo real.

Uma vez instalado no computador, o programa esconde sua identidade na rede e impede que terceiros visualizem suas tarefas enquanto usam o PC – graças a um mecanismo que utiliza uma rede de transmissão de dados por múltiplas máquinas: quando você manda uma mensagem para um amigo, por exemplo, ela passa não por um, mas por vários computadores até chegar ao destinatário. A ideia é dificultar o acesso a um PC específico e confundir quem tenta invadir sua privacidade.

O Tor está disponível em versões para Windows, Mac OS X e Linux. Há suporte para vários idiomas, incluindo alemão, inglês, espanhol, italiano e português de Portugal. Faça o download.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar