2

Pesquisa mostra que 50% dos aparelhos Android possuem vulnerabilidades

Por Redação em | 14.09.2012 às 16h53 - atualizado em 14.09.2012 às 20h16

Android doente

A empresa de soluções de segurança Duo Security divulgou no começo da semana um novo levantamento que mostra que 50% dos aparelhos Android disponíveis no mercado possuem algum tipo de vulnerabilidade. O número de malwares para a plataforma aumentou 41 vezes ao longo do último ano.

O instituto de pesquisa, mantido pela DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa Americana), utilizou o aplicativo X-ray - software que escaneia as vulnerabilidades do seu aparelho móvel - para realizar seu estudo, com base em uma amostragem de 20 mil smartphones equipados com a plataforma do Google que fizeram o download da aplicação.

Android vírusA Duo Security afirmou que as produtoras de hardware devem fornecer mais atualizações de segurança aos seus clientes para evitar falhas

A Duo Security afirmou que a falha apresentada pelos aparelhos é de responsabilidade dos produtores de hardware móvel, que não lançam atualizações e patches de segurança. "É um número assustador, mas exemplifica a importância de atualizações constantes e como a indústria - operadoras, fabricantes etc. - estão fazendo isso de forma inadequada", afirmou em nota oficial Jon Oberheide, CTO da companhia.

No entanto, o levantamento não isentou o Google de todas as responsabilidades com a segurança dos usuários Android. A empresa afirma que o Google deve criar políticas mais rígidas para os aplicativos disponíveis no Google Play, evitando assim a instalação de aplicativos impróprios carregados de malwares.

Para se proteger, a dica é instalar antivírus também no seu smartphone. Você pode baixar o produto gratuito da AVG aqui.

Leia a Seguir

Comentários