Samsung começa a testar "caminhão transparente" nas estradas da Argentina

Por Redação | em 05.02.2016 às 13h12

Samsung Safety Truck

Em junho do ano passado, a Samsung apresentou o conceito inovador de um caminhão com displays na parte traseira para reduzir os acidentes nas estradas. Agora, a companhia anunciou que começou a testar o veículo em caráter oficial na América Latina, mais precisamente na Argentina, e servirá como base para levar o caminhão a outros países.

Batizado de Safety Truck (caminhão seguro, na tradução livre), o projeto consiste em em aplicar quatro painéis na traseira do veículo mostrando o que acontece à frente dele. É como se o motorista que estivesse "assistindo" uma estrada sem fim, e de fato está mesmo, já que as imagens exibidas na tela são captadas por uma câmera acoplada na parte dianteira do caminhão. Cada uma das quatro telas Full HD é chamada de Smart Signage, e possuem certificação IP56 à prova d'água e poeira, além de serem visíveis mesmo com muita luminosidade durante o dia.

De acordo com a Samsung, o projeto será testado primeiro na Argentina porque a maioria dos acidentes nas estradas do país acontece devido a ultrapassagens. É justamente essa a principal proposta das telas Smart Signage: como o motorista poderá enxergar as imagens captadas em tempo real na dianteira do caminhão, ele saberá se outros veículos estão a caminho na pista contrária. Desta forma, se ela estiver livre, o condutor poderá então fazer uma ultrapassagem com segurança.

O Safety Truck é um projeto conjunto entre a Samsung, a Volvo, a fabricante argentina de caminhões Helvética, a empresa argentina de software Ingematica e a agência de publicidade Leo Burnett. Por enquanto, apenas um caminhão circulará pelas estradas da Argentina, mas a ideia é que daqui quatro meses comece a ser testada em outros locais do globo que enfrentam esse problema das ultrapassagens.

Apesar de ser eleito uma das ideias mais inovadoras pela revista Time em 2015, a Samsung não deu detalhes de como pretende investir na segurança do motorista do caminhão e das telas, uma vez que estas custam caro e podem se tornar um alvo fácil de possíveis assaltos.

Veja abaixo outros vídeos do Safety Truck em circulação nas estradas argentinas:

Fonte: Engadget

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar