Conheça VertiGo, o robô da Disney que consegue subir pelas paredes

Por Redação | em 05.01.2016 às 15h56

VertiGo

Se as máquinas da Boston Dynamics, empresa de robótica comprada pelo Google, já são capazes de saltar por objetos e aguentar pontapés, agora é a vez da Disney desenvolver um robô que pode driblar mais um obstáculo. Trata-se do VertiGo, que consegue sair do chão e subir pelas paredes.

O VertiGo é um projeto fruto da colaboração entre a Universidade ETH de Zurique e a Disney Research, uma divisão equipada com laboratórios especializados em desevolver novos produtos baseados na experiência cinematográfica dos estúdios Disney. E dá para notar que o robô lembra mesmo um personagem dos filmes da empresa do Mickey, apesar de se parecer mais com um drone sob quatro rodas.

Ele é pequeno, foi fabricado usando fibra de carbono e peças montadas em uma impressora 3D, e possui duas hélices móveis em sua superfície. São estas as responsáveis por gerar a pressão aerodinâmica necessária para fazer com que o dispositivo "escale" os blocos de concreto. Funciona assim: ao encostar em uma parede, os propulsores giratórios no topo geram pressão para que as rodas no chão consigam se firmar e dar sustentação para que o robô consiga subir.

Outro detalhe é que, mesmo estando apoiado na parede, o robô pode correr na horizontal ou na vertical e se manter firme, sem perder o equilíbrio.

Não se sabe qual o objetivo da Disney em desenvolver o VertiGo. Ao que tudo indica, é provável que esse conceito apareça em algum brinquedo ou novo produto da companhia no futuro. Quem sabe não veremos uma versão um pouco mais "robusta" do BB-8 de Star Wars ou do simpático robô WALL-E?

Fonte: Geek

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar