Receita Federal monitora as redes sociais para evitar sonegação de imposto

Por Redação | em 07.03.2016 às 17h23

Leão

Os primeiros meses do ano reservam a milhões de brasileiros a tarefa nem sempre tão simples de declarar imposto de renda. É a hora de reunir documentos oferecidos por empregadores e pelos bancos nos quais você tem conta, mais aqueles recibos de gastos com saúde e edução ao longo de todo o último ano para entregar a um contador ou então preencher sozinho a ficha da declaração de imposto de renda. Mas é preciso ficar atento, pois, cada vez mais, a Receita Federal tem usado as redes sociais para monitorar possíveis incongruências entre o estilo de vida de um cidadão e a sua declaração.

Para o delegado adjunto do órgão no Espírito Santo, Ivo Pontes Schayde, isso não se trata de violação de privacidade, mas apenas do uso de uma ferramenta legal e aberta ao público capaz de oferecer muita informação sobre as pessoas.

“Não é uma questão de intimidade, mas uma questão de avaliação patrimonial e de disponibilidade financeira”, disse o delegado à reportagem da Gazeta Online. “Existem situações de pessoas que colocam fotos de muitas viagens, carros de luxo e outros bens que indicam que ela tem um patrimônio elevado. Mas quando olhamos a declaração dela, percebemos que existe uma divergência entre o salário informado e a vida social que tem.”

Ao ser notada alguma irregularidade, o contribuinte é convocado pela Receita Federal a fim de prestar esclarecimentos. Na melhor das hipóteses, as justificativas são aceitas e a pessoa é liberada; na pior delas, o cidadão pode ser autuado e multado. “E, dependendo da inconsistência, existe a possibilidade de identificação ainda de fraude, dolo ou simulação, que poderão ser representados ao Ministério Público, levanto até mesmo a pessoa a pegar de dois a cinco anos de reclusão”, esclarece o delegado.

Fonte: Gazeta Online

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar