17

Como fazer uma "limpeza" entre seus amigos do Facebook

Por Redação em | 22.01.2013 às 18h40

 Facebook

Já pensou em fazer uma limpeza na sua rede de contatos do Facebook? Na opinião de um consultor da área de tecnologia, ter mais de 200 amigos na rede social pode ser um problema na vida dos usuários e na utilização racional do serviço. 

Shelly Palmer é um nome conhecido no mundo do marketing e da tecnologia, e uma de suas obras é o 'Digital Wisdom' (apresentado na CES 2013), que fala a respeito de ferramentas para auxiliar líderes em um mundo tão conectado e social como o que vivemos.

Durante uma entrevista concedida à Agência Efe, Shelly deu algumas dicas de como realizar uma limpeza na sua rede de contatos e se manter conectado apenas com pessoas que possuam certa relevância em sua vida. Ele destaca que o processo "faz parte da evolução natural do Facebook", e que, apesar da atitude ainda deixar muita gente com o pé atrás, é necessário realizá-lo.

É comum que as pessoas queiram adicionar antigos colegas do colégio, por exemplo, mas Shelly ressalta que "encontrá-los no Facebook não significa que tenha muitas coisas em comum com eles". Além disso, é importante saber qual é a sua intenção ao usar a rede social, porque, em geral, o real valor do serviço está em manter uma comunicação próxima com pessoas que realmente interessam.

"Se você tem 600 amigos, provavelmente tem cerca de 400 em excesso. É impossível tanta gente interessar alguém", disse o analista durante a entrevista. Shelly destaca duas principais maneiras de realizar uma faxina no Facebook:

1. Amizade cordial e recíproca

A ideia aqui é ser educado, e não sair por aí deletando e ignorando as pessoas que, possivelmente, você mesmo adicionou em algum momento da sua vida virtual.

Excluir amigos do Facebook

O analista explica que essa medida consiste em postar uma mensagem em seu perfil deixando as pessoas cientes de que você pretende realizar uma limpeza entre seus amigos da rede social, diga que apenas aqueles que curtirem ou comentarem aquele post vão continuar na lista.

Depois, basta analisar aqueles que interagiram com a mensagem e verificar se todos eles trazem algo positivo para o usuário. Se a resposta for não, hora de deletá-las. Essa é uma maneira de trocar conteúdos com pessoas que realmente interessam.

Shelly volta a dizer que a quantidade ideal de amigos é, no máximo, 200, algo praticamente impossível de encontrar nos perfis atuais. Também é interessante ficar atento à maneira como você tem utilizado suas configurações de privacidade.

"Se não quer que alguém veja suas coisas, por que ele é seu amigo? Se te perguntarem por qual razão você desfez a amizade, você pode dizer que seu Facebook estava impossível de ser manejado e que você espera que a pessoa possa te perdoar", aconselha.

2. Conta privativa versus Nova conta

Muitas pessoas conseguiram atingir a quantidade máxima de amigos no Facebook, ou apenas exageraram na dose e agora se arrependeram de ter adicionado tanta gente. A saída encontrada por alguns foi criar uma segunda conta na rede social, para manter contato apenas com as pessoas mais "chegadas". Existem também aqueles que optaram por deletar o perfil sobrecarregado e começar tudo de novo.

Parece que ser "antissocial" se tornou uma tendência nas redes sociais, algo contraditório, mas que mostra o quanto as pessoas têm aprendido sobre as relações virtuais e superexposição. 

Além disso, estudos já mostraram que os amigos do Facebook estão fazendo os usuários engordarem e os deixando mais estressados. Levando tudo isso em conta, pode ser a hora ideal de repensar suas conexões no mundo virtual.

Excluir amigos do Facebook

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

RECEBA NOSSAS
NOTÍCIAS POR E-MAIL
ASSINE NOSSA NEWSLETTER DIÁRIA