Qualcomm sugere vários lançamentos com Snapdragon 820 "nas próximas semanas"

Por Igor Lopes RSS | em 11.01.2016 às 09h27 - atualizado em 11.01.2016 às 15h56

Snapdragon 820

De Las Vegas, Nevada

Há pouco menos de um ano, durante o Mobile World Congress (MWC) de 2015, em Barcelona, a Qualcomm anunciou que estava trabalhando em uma nova versão de seu processador topo de linha para smartphones, o Snapdragon 820.

Desde então, já vimos o que o chip é capaz e alguns testes de benchmark provaram o potencial do equipamento. Entrando em 2016, a CES já chegou ao fim e temos alguns potenciais candidatos para a estreia do processador, mas nada confirmado: ainda estamos sem dispositivos na mão e sem perspectiva de lançamento de novos dispositivos com o 820. Então, quando essa espera acaba?

"Nas próximas semanas", sugere o VP de Marketing Global da Qualcomm, Tim McDonough, que revelou em uma mesa redonda com jornalistas em Las Vegas que a Qualcomm entregou a versão de produção do Snapdragon 820 para os fabricantes no último dia 31 de outubro. A versão de produção é o modelo finalizado do chip, que chegará às mãos de usuários dentro dos novos smartphones topo de linha de algumas empresas. Entre elas, estão alguns rumores basicamente confirmados, como o próximo Galaxy S7 e S7 Edge, da Samsung, e o Mi5, da Xiaomi. Na CES, a "Netflix da China", LeTV, já se antecipou e anunciou o primeiro smartphone do mundo com o novo chip, o Le Max Pro.

E por "nas próximas semanas", nós entendemos, é claro, que McDonough se refere ao mesmo MWC no qual o Snapdragon foi anunciado, que na edição deste ano está previsto para acontecer entre os dias 22 a 25 de fevereiro. Que os anúncios acontecerão lá - ou talvez um pouco antes, no caso da Samsung -, estamos certos, mas a boa notícia é que, na avaliação do executivo, os lançamentos deverão acontecer pouco tempo depois.

"Todos fabricantes preferem ter janelas pequenas entre o anúncio e o lançamento. Se você anuncia, cria hype, e depois demora muito tempo, os consumidores esquecem do produto", afirmou. "Todos receberam os chips ao mesmo tempo, então nós podemos esperar uma série de anúncios em breve, e [os fabricantes] não vão demorar muito para lançar após o anúncio porque não querem perder o buzz".

A empresa não revela quantos Snapdragons 820 foram entregues, mas afirma que foram mais de 80 diferentes designs do processador, a maioria para smartphones, além de modelos específicos para aplicação em drones e dispositivos de realidade virtual. De acordo com McDonough, a última versão do chipset, o Snapdragon 810, estava contava com cerca de 60 designs diferentes na mesma época.

*O jornalista viajou à CES a convite da Qualcomm

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar