Biblioteca de JavaScript mais popular do mundo, jQuery completa 10 anos em 2016

Por Redação | em 18.01.2016 às 11h11

jQuery

Há 10 anos, o desenvolvedor John Resig participava de um evento chamado BarCamp NYC, em Nova Iorque, Estados Unidos, para falar sobre alguns de seus projetos. Entre eles estava o jQuery, que atualmente é a biblioteca de JavaScript mais utilizada em todo o mundo. De acordo com o site Built With, atualmente a jQuery está presente em 70% das 10 mil páginas mais visitadas do mundo. Quando olhamos para toda a internet, a popularidade é ainda maior: 77,8% de todos os sites usam o pacote criado por Resig.

Neste mês, portanto, o pacote celebrou uma década de vida em alta, com uma história de sucesso e que foi possível graças à versatilidade do produto. Quando ele foi lançado, a web era obviamente bem menos diversificada do que hoje, mas as diferenças substanciais entre os navegadores da época faziam com que desenvolvedores quebrassem a cabeça para fornecer conteúdo compatível com tudo. O jQuery deixa a tarefa bem menos árdua.

Desde 2012, a biblioteca conta com a sua própria fundação, a jQuery Foundation, responsável por administrar e dar sequência ao desenvolvimento do projeto iniciado há dez anos. Apesar de estar atualmente na versão 2.2.0, as estatísticas indicam que a maioria dos sites (95%) com a jQuery ainda estão parados na versão 1, porque ela ainda apresenta suporte para navegadores antigos.

Apesar do sucesso estrondoso, muitos críticos apontam que simplesmente não há a menor necessidade de recorrer à jQuery, afinal o JavaScript puro pode oferecer as mesmas funcionalidades. De qualquer maneira, espera-se que a versão 3.0 do pacote seja disponibilizada ainda neste ano e é pouco provável que ele seja abandonado tão cedo.

Fonte: jQuery, Built With

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar