Software quer tornar possível o uso de placas de vídeo de diferentes fabricantes

Por Redação | em 16.03.2016 às 11h40

NVIDIA

Até agora, os gamers de PC se veem obrigados a utilizarem placas de vídeo iguais caso desejem combinar o poder de mais de um componente em seu computador. Mas tudo isso deve mudar em breve caso as promessas da Stardock se concretizem. A empresa, que trabalha com softwares de otimização e customização para o Windows, diz estar trabalhando em um sistema que vai permitir, em teoria, qualquer tipo de combinação de GPUs.

A companhia não entrou em detalhes sobre a inovação, mas disse que a ideia é tornar o processo tão simples que será preciso apenas ligar as placas ao computador. O sistema faria as otimizações necessárias e colocaria até mesmo duplas de rivais para trabalhar lado a lado, além de permitir a utilização de placas de vídeo de modelos diferentes, mesmo que elas sejam de uma mesma fabricante mas não necessariamente compatíveis.

O principal benefício desse lançamento seria o barateamento no custo de upgrade, por exemplo. Com novos lançamentos de jogos, os usuários com bolsos menos fundos poderiam adquirir placas mais básicas e uni-las à que já está rodando no computador, dando uma melhorada no potencial geral do sistema.

Além disso, a Stardock cita a realidade virtual como um de seus objetivos, uma vez que seu software promete abrir as portas para mais gente. A exigência de uma máquina de respeito para funcionar com o Oculus Rift, por exemplo, frustrou muita gente, mas a empresa sonha com um mundo em que o reaproveitamento de GPUs antigas e o processamento paralelo de vídeo entre mais de um componente possam tornar máquinas mais modestas igualmente compatíveis com o VR.

A empresa não entrou em detalhes sobre como tudo vai funcionar nem disse exatamente quando a solução vai chegar ao mercado. Todavia, afirma que a novidade ainda se encontra em estágio de desenvolvimento e nem possui um nome ainda, algo que deve ser revelado no futuro próximo.

Fonte: TechRadar

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar