youPIX Festival: você sabe o que é Porforofobia?

Por Ultra Downloads em | 03.07.2012 às 18h05

Começou hoje o YouPix, evento que reúne, no mundo real, algumas das personalidades da web brasileira e coloca em discussão temas presentes no cotidiano de quem respira internet.  A "festa geek", que traz em sua programação dezenas de palestras e debates, acontece até a quinta-feira (05/07) no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Rosana Hermann, nome conhecido na web, foi a responsável pela palestra de abertura do evento. A física de formação é autora do blog "Querido Leitor", além de ser jornalista, professora e gerente de inovação do Portal R7. E pode acreditar: com todas essas obrigações em sua agenda, ela ainda consegue ser uma tuiteira daquelas que não abandona o vício em momento algum. A internet está presente na vida dela 24 horas por dia. Seria esse vício e essa necessidade de estar conectada a todo tempo um medo de ficar "por fora" dos assuntos da rede?

youpix 2012 rosana hermann

Pois foi exatamente este o tema abordado por ela em sua apresentação: a Porforofobia. Apesar do nome um tanto quanto esquisito, essa síndrome é mais comum do que pensamos e com certeza você conhece alguém que sofra desse mal do mundo moderno.

O nome é uma forma "abrasileirada" de chamar a Fomo, que em inglês é uma sigla para Fear of Missing Out, traduzido livremente como medo de perder alguma coisa, ou "ficar por fora". E é literalmente assim que funciona: as pessoas ficam angustiadas e querem saber o que as pessoas ao seu redor estão fazendo a todo momento.

Por exemplo, aquela pessoa que não consegue sequer assistir a um filme no sofá de casa, ou até mesmo no cinema, sem pensar que algo realmente extraordinário deve estar acontecendo em outro lugar enquanto ela "perde" seu tempo ali. E tudo isso gera uma ansiedade gigantesca!

É muito comum encontrar esse tipo de comportamento na internet, principalmente nas redes sociais. Basta analisar sua timeline e ver o quanto as pessoas necessitam saber o que as outras estão fazendo, ou qual festa está mais legal, mesmo que elas já estejam fazendo um outro programa (até mesmo) mais interessante.

Em sua palestra, Rosana abordou de uma maneira divertida a forma como isso afeta as notícias que encontramos nos veículos de comunicação. A necessidade das pessoas de terem acesso a conteúdo novo o tempo todo gera certo desespero nos jornalistas, que tentam alimentar a todo custo essa vontade do público. O resultado de tudo isso é uma série de notícias bizarras e sem a menor relevância. Você já deve ter topado com manchetes do tipo "Top model ajusta seu cinto enquanto caminha pelas ruas da cidade", ou "Atriz é flagrada na praia. tomando um sol".

É realmente um assunto que nos faz parar para pensar: qual é a nossa dependência mediante determinadas formas de comunicação? E você, identificou-se com os sintomas da Porforofobia?

Leia a Seguir

Comentários