4

O início do fim da era dos PCs?

Por Joyce Macedo RSS | 12.07.2012 às 18h35 - atualizado em 12.07.2012 às 20h56

Computador Desktop Quebrado

De acordo com um relatório divulgado pela Gartner, a venda de PCs está caindo drasticamente nos últimos tempos.

A HP ainda lidera a lista das marcas de computadores mais vendidas no Estados Unidos, porém, assim como as demais  fabricantes de PCs citadas no ranking - Dell, Acer e Toshiba - a diminuição no volume de vendas é nítida e chama a atenção, começando pela queda de 12% no caso da HP. É válido lembrar que a empresa também enfrentou preços agressivos da Lenovo no mercado profissional, além das ameaças de empresas como a ASUS e Samsung no mercado de consumo.

Queda na venda de PCs

Relação da venda de PCs nos EUA inclui notebooks, mas não tablets (Fonte: Gartner)

Já é o sétimo trimestre consecutivo em que o mercado de PCs encara um crescimento pequeno, de apenas um dígito. Quem está rindo á toa com este quadro é a Apple, que apresentou um crescimento de 4,3% na venda de computadores (iPads não estão inclusos nessa contagem).

"Os consumidores estão menos interessados em gastar com PCs, pois há outra tecnologia de produtos e serviços, tais como os mais recentes smartphones e tablets. Esta é mais uma tendência em um mercado maduro e o mercado de PCs já está altamente saturado.", disse Mikako Kitagawa, principal analista da Gartner.

 

Leia a Seguir

Comentários