Persona, sistema de login criado pela Mozilla, será encerrado em novembro

Por Redação | em 14.01.2016 às 08h41

Mozilla Persona

A Mozilla anunciou nesta semana que vai encerrar o Persona, seu sistema de login em plataformas sociais. De acordo com a companhia, o programa será descontinuado simplesmente pela baixa adesão de usuários nos anos em que esteve na ativa. As atividades serão encerradas em 30 de novembro de 2016.

O Persona funciona como uma espécie de substituto à necessidade de ter que digitar senhas toda vez que você precisa acessar sites como Twitter e Facebook, ou em páginas que oferecem suporte à ferramenta. Suas senhas ficavam armazenadas no próprio Persona e não nos sites visitados. Dessa forma, além de dar mais segurança ao internauta, o serviço reduz os riscos da sua conta ou informações pessoais digitadas nos sites que você mais utiliza serem hackeadas.

Além disso, a companhia liberou a API do Persona para permitir que desenvolvedores pudessem aprimorá-lo nas versões dekstop e mobile. Neste caso, voluntários e ex-contribuidores pagos passaram a ser os principais responsáveis por tomar conta do serviço, que até março de 2013 estava nas mãos de desenvolvedores em tempo integral na empresa. Vale lembrar que os códigos do programa continuarão disponíveis no Github mesmo após seu encerramento, uma vez que a plataforma é open source.

Ainda segundo a Mozilla, hospedar o serviço "no nível de segurança e disponibilidade exigidos para um sistema de autenticação" é um empreendimento significativo e que não pode mais justificar dedicar seus recursos limitados ao projeto. "Faremos de tudo para encerrá-lo de uma maneira educada e responsável", garantiu a entidade. De agora em diante, a empresa justifica que "questões de segurança serão resolvidas em tempo hábil e que os serviços online [do Persona] continuarão online", mas que não serão desenvolvidas novas características para implementar esses recursos.

Todos os serviços hospedados nos domínios do Persona também serão finalizados em novembro, já que os endereços de internet relacionados ao serviço serão desativados nessa data.

A companhia também agradeceu o apoio da comunidade em melhorar as funções do Persona.

Fonte: Mozilla via The Next Web

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar