Firefox 44 chega trazendo notificações da web mesmo com o navegador fechado

Por Redação | em 27.01.2016 às 12h36

firefox

A Mozilla lançou na última terça-feira (26) uma nova atualização para o Firefox, que levou o navegador à versão 44 para Windows, Mac, Linux e Android. Além dos tradicionais reparos e correções, a novo Firefox trouxe uma grande alteração para quem o utiliza em um computador: as notificações da web agora podem ser visualizadas mesmo quando o navegador não está aberto.

Além disso, uma novidade importante e que atinge todas as versões do programa (PC/Mac e mobile) é o encerramento do suporte à criptografia RC4 em conexões seguras (HTTPS). Criado em 1987 e amplamente suportado ao longo das últimas três décadas, o RC4 sofre com inúmeras vulnerabilidades nos últimos anos, o que levou empresas como Google, Mozilla e Microsoft a afirmarem que deixariam de suportá-lo em seus navegadores em 2016. A alteração esteve presente na atualização mais recente do Chrome e, agora, chega também ao Firefox.

Novidades no desktop

As já tradicionais notificações de desktop foram aprimoradas e, como pode ser lido ali em cima, é possível recebê-las mesmo que você tenha fechado o navegador. Obviamente, para isso acontecer é necessária a sua autorização expressa e individual para cada página, como já ocorre atualmente. Além disso, é possível controlar as autorizações de notificação em um painel de controle exclusivo presente nas configurações do Firefox.

Para garantir a sua privacidade, cada site recebe um identificador único e anônimo para o seu navegador. Além disso, informações sensíveis (como dados de cartão de crédito) são criptografados com um par de chaves contendo uma pública e outra privada, esta armazenada localmente em seu navegador. Além destas novidades, o Firefox 44 ganhou também novas ferramentas para edição e gerenciamento de memória, bem como um painel específico para controlar animações em páginas da web.

Novidades do Android

Já no Android, o Firefox 44 tem como principal novidade a função de impressão, facilitando a emissão de documentos a partir do seu tablet ou smartphone. Outras novidades incluem aviso ao usuário sobre a abertura das Intent URLs em páginas de navegação privada, sugestões ao pesquisar no histórico de navegação e ainda páginas de contas do Firefox baseadas na web.

Para conferir todas as mudanças do novo Firefox, acesse o relatório de novidades da versão 44.

Fonte: Mozilla

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar