Pesquisa indica que usuários não tomam os devidos cuidados ao instalarem um app

Por Redação | em 18.03.2016 às 16h45

Smartphones

A Kaspersky Lab divulgou um relatório que mostra dados preocupantes a respeito da forma como as pessoas usam aplicativos em seus smartphones. A pesquisa chamada “Você é ciberesperto?” (ou, no original “Are you cyber savvy?”) entrevistou 18.507 usuários e revelou que 63% deles não têm o costume de prestar atenção durante a leitura do contrato de licença e termos de uso de antes de instalar um novo app em seu smartphone ou tablet. Além disso, 20% dos entrevistados também assumiram que jamais leem estes contratos, limitando-se apenas a clicar no botão “Aceitar”. 

A respeito das permissões de acesso solicitadas pelos aplicativos, as entrevistas da Kaspersky concluíram que 15% das pessoas não limita o acesso dos aplicativos às suas informações pessoais. Além disso, 37% dos usuários não veem problema em instalar um aplicativo para usá-lo somente uma vez e mantê-lo instalado. Os pesquisadores recomendam remover do gadget apps pouco utilizados, pois eles tendem a não ser atualizados sempre que um update está disponível. Como é sabido, apps desatualizados costumam ser a porta de entrada dos problemas em seu portátil.

Quando o sistema operacional impede a instalação de um aplicativo por considerá-lo perigoso, 25% dos entrevistados garantem criar definições exclusivas a fim de instalar o app desejado. Além disso, 19% afirmam desativar temporariamente o programa antivírus para dar sequência à instalação de um aplicativo que eles acreditam ser confiável.

A pesquisa obteve informações de pessoas com mais de 18 anos e de 16 países de quatro continentes diferentes. “Ao não ler contratos de licença e garantir acesso ilimitado para os aplicativos, o usuário não é avisado sobre o que os apps estão fazendo”, informa a companhia no relatório. “É fácil de esquecer que o dispositivos e seus aplicativos podem olhar tanto para dentro quanto para fora. Por exemplo, a função da câmera que nós usamos para tirar fotos do mundo pode fotografar o nosso mundo”, prossegue o aviso, alertando que, em mãos erradas, apps podem ter acesso aos detalhes mais privados de nossa vida e com a nossa anuência.

Fonte: Kaspersky Lab

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar