Estudo aponta principais tendências para a adoção de tecnologia

Por Redação em | 20.01.2013 às 17h04

Empresas de TI

A IBM contou com as respostas de 1.200 empresas de tecnologia espalhadas pelo mundo, incluindo Brasil, para elaborar seu relatório que traz as tendências relacionadas ao setor para o ano que se inicia. O resultado do 'TechTrends 2012: o caminho mais rápido para o futuro' mostrou que a segurança da informação, mobilidade e falta de profissionais especializados estão entre os maiores destaques dentro das organizações. 

A adoção e o investimento em novas tendências tecnológicas se mostrou presente em quase dois terços dos entrevistados pela IBM, porém a falta de profissionais qualificados para a área e a segurança das informações também são motivos de preocupação para os líderes e tomadores de decisões.

Faltam profissionais capacitados

Segundo o estudo, as principais áreas da tecnologia que, atualmente, demandam profissionais com qualificação são:

  • Computação na nuvem
  • Soluções para mobilidade
  • Business analytics
  • Social business

Faltam profissionais com conhecimento adequado para atuar nessas áreas em cerca de 90% das organizações pesquisadas. Mas, segundo Ricardo Mansano, gerente do Centro de Inovações da IBM Brasil,  a falta de conhecimento é um problema global que atua como um grande obstáculo para a adoção de tecnologias mais avançadas que podem determinar o sucesso de uma organização, por exemplo.

"Diminuir ou eliminar a diferença de habilidades não é tarefa para uma só empresa. Organizações dos setores público e privado devem trabalhar juntas a fim de assegurar que os profissionais tenham as habilidades necessárias para colocar a tecnologia em prática e usá-la para solucionar os maiores desafios das empresas e da sociedade”, afirma Ricardo.

Faculdade TI

Segurança da informação

A informação ganhou maior importância nos últimos anos, principalmente por seu volume cada vez maior. Mas com o aumento da quantidade também vem o aumento da preocupação com a integridade e a segurança dessas informações, e isso se tornou mais um obstáculo para a adoção de novas tecnologias. Agora a segurança da informação está no mesmo patamar de preocupação que as companhias têm com seus sistemas, redes e dispositivos.

O estudo da IBM mostrou que a maior parte (60%) das empresas ainda não se sente confiável para adotar dispositivos móveis. E 62% dos entrevistados disseram que a segurança vai entrar na sua lista de prioridades para investimento nos próximos dois anos. Sem dúvidas, uma oportunidade gigantesca para que os profissionais de TI se dediquem a estudos nessa área que só tende a crescer.

As companhias também não se sentem seguras quando o assunto é computação na nuvem e social business. "Nossa capacidade de continuar a abastecer a inovação depende da maneira como formamos profissionais nas principais áreas de tecnologia e como incentivamos o desenvolvimento de habilidades em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. As necessidades são imediatas, mas os processos levam mais tempo para mostrarem os resultados", finaliza o executivo da IBM.

Segurança Web

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

RECEBA NOSSAS
NOTÍCIAS POR E-MAIL
ASSINE NOSSA NEWSLETTER DIÁRIA