4 maneiras de usar as hashtags no Facebook como ferramenta de marketing

Por Redação | em 07.08.2013 às 06h15 - atualizado em 29.06.2015 às 17h35

Facebook

Recentemente, o Facebook resolveu adotar as hashtags (#) como uma de suas ferramentas oficiais, mas você já tentou utilizá-las a favor do seu negócio? Confira algumas dicas interessantes para usufruir dos benefícios das famosas hashtags na rede de Mark Zuckerberg.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso entender o motivo de o Facebook ter adotado as hashtags. Usar o símbolo # na frente de uma palavra ou frase transforma o termo em um link clicável. Ao clicar nesse link, você verá um feed de mensagens que incluem essa mesma hashtag. Ou seja, é um ótimo filtro de informações que realmente interessam ao usuário.

#1: Expandir seu alcance

A hashtag já era largamente utilizada em outras redes sociais, como Twitter, Pinterest, Instagram e Google+. Isso torna o recurso conhecido do público e pode ajudá-lo a expandir seu alcance para as pessoas que estão olhando as mensagens que seguem seu tópico. As hashtags têm sido uma ótima maneira de ajudar as pessoas interessadas em temas de nicho a encontrar conversas sobre esses assuntos.

#canaltech

#2: Amplifique sua marca

Criar uma hashtag própria para sua marca também pode ajudar na sua divulgação. Marcar todos os seus posts sobre um novo produto com uma hashatg especial pode auxiliar na fixação dessa ideia na cabeça dos consumidores. Pense cuidadosamente nas hashtags que vai escolher, afinal ninguém quer ver nada demasiadamente promocional na rede social e que não acrescente valor nenhum à sua experiência. Hashtags precisam despertar o interesse dos usuários e agregar valor, escolha um tema que possa ser facilmente compartilhado.

#hdhacksA varejista norte-americana Home Depot vende produtos para a casa, e aproveitou para criar a #HDhacks para compartilhar ideias inspiradoras com seu público alvo

#3: Cruzar as redes sociais

Se você já está habituado a usar hashatgs no Twitter, Google+, Pinterest ou Instagram, fazê-lo no Facebook é algo mais natural. Uma ideia é postar o mesmo conteúdo em diversas plataformas e uni-las por meio das mesmas hashtags. É claro que não é interessante fazer isso sempre, mas em alguns momentos pode ser interessante – como para viralizar um assunto nas redes sociais, por exemplo.

#treatreceiptO Starbucks já usava a #treatreceipt no Twitter, agora ela também a utiliza no Facebook

#4: Promover promoções e eventos

Você pode usar uma hashtag especial em suas mensagens para promover algum evento, promoção ou concurso. É possível incluir o uso da hashtag especial nas regras promocionais de um concurso, por exemplo. Dessa forma, as pessoas podem encontrar o conteúdo em todas as plataformas. A #voltaasaulas, por exemplo, pode ser utilizada para divulgar uma promoção de mochilas na página de uma loja, por exemplo.

Fonte: Social Media Examiner

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