Dicas e truques para tirar maior proveito do Mountain Lion

Por Luciana Zaramela RSS | 10.08.2012 às 08h05

Mountain lion

O Mountain Lion chegou com muitos recursos e upgrades, trazendo mais de 200 novidades para os usuários. Muitas delas são bastante diretas e simples, e se você já fez o upgrade para o novo sistema, vale a pena conferir as dicas que selecionamos para curtir ainda mais o seu Mac.

Ative o atalho no teclado para a Central de Notificações (Notification Center)

Um dos primeiros recursos que você vai querer utilizar é o atalho para o Notification Center. Nas Preferências do Sistema, vá até Teclado > Atalhos do teclado.

Basta marcar a opção para a Central de Notificações, escolher uma combinação de teclas para formar o atalho e voilá! Assim, basta digitar a sequência de teclas para chamar a central quando quiser.

Twitando via Central de Notificações

Você sabia que, ao acessar as Preferências do Sistema e clicar em Contas, você pode adicionar sua conta do Twitter? E se já tiver feito isso, poderá clicar no ícone do Twitter que aparece na Central, logo no topo da tela, para tuitar.

Ao clicar em algum item que pode ser compartilhado, como um link ou uma webpage, você terá a opção de compartilhá-lo no Twitter quando quiser.

Novo dock

Aqui vai uma novidade para aqueles que gostam de deixar o dock na parte inferior da tela o tempo todo: ele está mais brilhante e mais reflexivo.

Abas no Safari

O navegador da Apple ganhou novos recursos e um deles é a unificação da caixa de busca com a barra de URLs. Além disso, está mais rápido e ganhou uma reformulada em suas abas. Se você tem um trackpad, basta utilizar os dedos para "esticar" o conteúdo presente nela, como se fosse aplicar zoom em uma foto no Preview.

Downloads automáticos de itens comprados

Uma novidade simples e muito direta: vá até a App Store e clique em Store, na barra de tarefas. Marque a opção para baixar downloads automáticos de outros Macs. Pronto - as atualizações seguirão o estilo do iPhone e você terá em seu Mac todo o conteúdo baixado em outros computadores da Apple.

Novos papéis de parede e protetores de tela

Você já viu os novos papéis de parede e protetores do Mountain Lion? Toda atualização de sistema da Apple traz novidades nessa área, e dessa vez as imagens são ainda mais impressionantes. Basta acessá-las nas Preferências do Sistema ou clicar com o botão direito sobre o Desktop.

Enviando iMessages para seus contatos

O iMessage não é integrado com o Address Book. Para enviar uma mensagem a alguém, você precisa clicar na pessoa desejada e enviar textos ou fotos diretamente para seu endereço no iMessage.

Guarde uma anotação em seu Desktop

O aplicativo Notes permite guardar anotações no Desktop permanentemente. Assim, você pode editá-las quando quiser.

Lista VIP no Mail 

Uma excelente dica para quem tem muitos endereços de e-mail mas possui uma lista seleta de amigos é adicioná-los a um grupo VIP. Basta clicar com o botão direito sobre o nome de uma pessoa e a opção para adicioná-la aos VIPs logo aparecerá. Seus contatos VIPs terão uma caixa de entrada especial e os e-mails destas pessoas virão com uma estrela ao lado de seus nomes.

Renomeando documentos na barra de título

Agora você pode renomear qualquer documento que estiver editando diretamente pela barra de título. Basta clicar uma vez sobre ela, selecionar a opção Renomear e pronto!

Colocando widgets em pastas

Se você tem um trackpad, deslize os quatro dedos para a direita e visualize o dashboard de widgets. Depois, clique no sinal "+", no canto inferior esquerdo da tela. Se você tiver muitos widgets, basta arrastá-los e soltá-los para criar grupos ou pastas. Igualzinho no iPhone ou iPad.

Preview com três dedos

Agora você pode ativar o Preview tocando com três dedos no trackpad, em vez de usar a barra de espaço.

Arraste e solte o que quiser em suas anotações

No Mountain Lion, você pode arrastar e soltar qualquer tipo de item para dentro do Notes (Anotações). Assim que soltar um item, poderá iniciar uma nova anotação.

iCloud e TextEdit

Agora o TextEdit possui integração direta com a iCloud, facilitando o compartilhamento de textos e ideias. Basta escrever um documento e, quando salvar, enviá-lo para uma pasta na iCloud.

Ditando palavras

O novo sistema vem com um recurso bem legal. Antes, o Lion falava. Agora, o Mountain Lion dita e fala! Para ouvir os ditados, basta ativar a opção nas Preferências do Sistema.

Fuja dos serviços de localização dos aplicativos

Para manter seu sistema seguro, basta acessar as Preferências e eliminar todo tipo de localização (Location Services) que seus aplicativos utilizam.

Forçando o desligamento

Suponhamos que seu Mac travou completamente ou que a bolinha giratória colorida nunca mais desapareça. Em vez de arrancar a bateria do MacBook ou desplugar seu iMac da tomada, basta segurar as teclas Command, Option e Shift para forçar o Mac a desligar.

E você, encontrou mais recursos interessantes no Mountain Lion? Compartilhe nos comentários!

Leia a Seguir

Comentários