LG está preparando relógio com sistema operacional webOS

Por Redação | em 02.10.2014 às 14h56

 LG G Watch

Os internautas têm um radar impressionante para detectar páginas que entram rapidamente no ar e, por conterem informações importantes, são rapidamente retiradas. Agora foi a vez da LG cair no foco destes olhos de águia, com a revelação do desenvolvimento de um novo smartwatch que deve utilizar o sistema operacional webOS.

A plataforma é de propriedade da empresa e foi adquirida das mãos da HP em 2013. Até agora, porém, o sistema deu as caras somente em televisores inteligentes e, para muita gente, é por lá mesmo que ele ia ficar. Mas a LG parece ter planos ambiciosos para o sistema, investindo nele não apenas como algo que servirá como motor para um novo relógio, mas também como um sistema que estará disponível em uma série de outras tecnologias vestíveis.

LG webOS SmartWatch

E foi justamente uma parcela desses planos que a LG revelou, sem querer, em uma página que ficou no ar por algumas horas e foi flagrada pelo Slash Gear, entre outros sites. Nela, a empresa faz menção a um kit de desenvolvimento do webOS Wear para desenvolvedores, além de falar especificamente em um “webOS SmartWatch”, indicando claramente que um produto com a plataforma está sendo desenvolvido, com lançamento previsto para breve.

Em comunicado oficial, a LG não negou a produção de um relógio inteligente com o sistema operacional, mas disse que se trata de um projeto em experimentação. A empresa esclarece que possui uma série de ideias sendo trabalhadas em seus laboratórios e que elas nem sempre veem a luz do dia. Por isso, o ideal mesmo é aguardar por um comunicado oficial antes de assumir qualquer coisa como verdade.

A ideia, porém, faz sentido. O webOS tem uma interface baseada em “cartões”, cada um com seu conteúdo específico ou rodando um aplicativo – o visual lembra um pouco o Aero, do Windows. Sendo assim, seria fácil adaptá-la para dispositivos vestíveis, com telas menores e menor poder, mas que ao mesmo tempo, poderiam exibir mais do que notificações e funcionar além de simples assistentes do smartphone que está no bolso.

Além disso, do ponto de vista de mercado, o segmento dos smartwatches está cada vez mais acessível. O anúncio de que a Apple está trabalhando em um relógio inteligente com lançamento previsto para o ano que vem fez com que as empresas que já estão nessa onda, como a Samsung e a própria LG, tivessem que se mexer rapidamente para manter suas fatias de mercado diante da grande concorrência que está chegando.

E que forma melhor de investir nesse setor do que criar um aparelho diferente, com uma interface nova e, acima de tudo, com um sistema proprietário? Seria essa a ideia por traz o webOS SmartWatch, que ainda não foi confirmado para lançamento, mas existe e pode muito bem estar no seu pulso em breve.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar