Maioria dos usuários de iPhone não compra um novo aparelho todos os anos

Por Redação | em 28.01.2016 às 09h05

iPhone 6 6s

Por mais que muito se fale sobre obsolescência programada e se critique o lançamento anual de iPhones, uma coisa é inegável: os aparelhos da Apple vendem muito bem, obrigado. E isso, de acordo com a empresa, acontece mesmo com a maioria de seus clientes não aderindo todos os anos a um novo equipamento e levando cerca de 15 meses desde a aquisição de um smartphone para adquirir o próximo.

Os dados foram comentados pelo CEO da Apple, Tim Cook, durante uma conference call com acionistas realizada nesta quarta-feira (27) e revelam o padrão de comportamento dos clientes da Maçã. De acordo com os números, apenas 40%, ou seja, três em cada cinco usuários que possuíam um aparelho da marca antes do lançamento do iPhone 6 aderiram à sexta geração dos smartphones e permanecem com os modelos lançados em 2013 ou anteriores.

Os resultados, claro, mostram crescimento. Em janeiro do ano passado, logo na sequência das compras de Natal e de um lançamento estrondoso do iPhone 6, esse total era de 15%. A chegada das atualizações com sufixo “s”, por exemplo, é vista como um alavancador do crescimento da geração anterior devido à baixa dos preços e uma percepção de que as mudanças de hardware podem não ser suficientes para mais uma atualização.

É enxergando esse movimento que a Apple justifica o total de 75 milhões de unidades vendidas registrados tanto em dezembro de 2014 quanto no ano seguinte. Para a empresa, não se trata de uma estagnação nos números, e sim o reflexo de uma demanda constante, com um fluxo de novos clientes e upgrades que segue um movimento de onda, em vez de gerar uma grande corrida às lojas a cada lançamento.

O que a Maçã quer dizer com isso é que ela, sim, ainda mantém a fidelidade que sempre afirmou ser uma das grandes marcas de sua aproximação com os clientes, mas ao contrário do que muita gente espera, esse amor todo não comparece anualmente. Enquanto a empresa continuar vendendo iPhones como água ano após ano, parece que vai ficar tudo bem nos corredores de Cupertino.

Fonte: The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar