4

Gradiente afirma que irá disputar com a Apple o uso da marca 'iphone'

Por Redação em | 19.12.2012 às 15h49

GRADIENTE IPHONE

O lançamento do smartphone Android na linha 'iphone' da Gradiente nesta terça-feira (18) gerou grande repercussão mundial devido ao uso do mesmo nome presente em dispositivos da Apple. No entanto, a empresa brasileira afirmou que pretende disputar o uso da marca com a Apple. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A Gradiente entrou com pedido de registro da marca em 2000 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e somente em 2008, o órgão concedeu o direito legal no Brasil do uso da marca 'iphone'. A empresa afirmou que não havia utilizado o nome até então devido ao processo de reestruturação pelo qual passou nos últimos anos depois de a Gradiente ter sido arrendada pela Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD).

O prazo máximo de cinco anos para a utilização estava próximo a se esgotar quando a empresa decidiu entrar no mercado com o primeiro modelo da linha 'iphone', o One. "Vamos fazer valer esse direito [de uso da marca iphone no país]", afirmou ao jornal Eugênio Staub, presidente do conselho da CBTD.

Apple vs. GradienteEspecialistas acreditam que o caso pode parar na Justiça

A Apple, por sua vez, não detém o direito da utilização da marca iPhone para celulares no Brasil e já enviou seu pedido ao INPI, que deverá ser recusado em 2013. Especialistas acreditam que a disputa poderá parar na Justiça ou as empresas podem tentar um acordo e recorrer a processos de arbitragem.

O caso relembra o processo judicial no qual a Apple se envolveu com a empresa chinesa Proview, detentora dos direitos da marca 'ipad' na China. Em julho deste ano, ficou determinado que a empresa de Cupertino, Estados Unidos, deveria pagar US$ 60 milhões (R$ 124 milhões) à companhia.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

RECEBA NOSSAS
NOTÍCIAS POR E-MAIL
ASSINE NOSSA NEWSLETTER DIÁRIA