Nova atualização do iOS corrige falha de segurança relatada em 2013

Por Redação | em 20.01.2016 às 12h47

Segurança iOS

Enquanto todo mundo segue esperando pelo iOS 9.3, os donos de iPhones e iPads foram surpreendidos com outra atualização em seus dispositivos. A Apple liberou nesta quarta-feira (20) a versão 9.2.1 de seu sistema móvel com a proposta de corrigir alguns bugs e atualizar a segurança de seus dispositivos. Até aí tudo bem, mas parece que essa é uma falha que só demorou três anos para ser resolvida.

Segundo o relatório liberado pela companhia, o novo update impede a instalação de aplicativos quando o sistema usar um servidor MDM, algo que alguns especialistas já haviam apontado em 2013 como uma enorme brecha de segurança; Segundo Adi Sharabani e Yair Amit, responsáveis pela descoberta da vulnerabilidade na época, o bug permitia que um usuário malicioso roubasse cookies do usuários e até mesmo informações como cartão de crédito e senhas. E, para isso, bastava a vítima se conectar a uma rede Wi-Fi controlada pelo hacker.

A dupla diz ter alertado a Apple da falha em junho de 2013 e somente agora teve uma resposta sobre o assunto. Em seu blog oficial, Amit diz que foi o problema que mais demorou a ser resolvido de todas as brechas e bugs que eles já reportaram à companhia. E a razão para isso, segundo ele, é que a solução pode ter se revelado como algo muito mais complicado do que qualquer um poderia imaginar e não mero descaso com o erro.

Aparentemente, o modo encontrado pela Maçã de Cupertino para contornar essa vulnerabilidade no seu sitema foi fazer com que o iOS 9.2.1 isolasse a questão de modo a não oferecer riscos maiores. Como o Mashable explica, uma das maneiras com que os hackers poderiam obter informações era a partir das chamadas páginas cativas, ou seja, aquelas que puxam o usuário para uma tela de login ou coisa parecida — algo bastante comum em hotéis e outras áreas públicas. Assim, o que a Apple fez foi criar uma maneira de armazenar esses cookies relacionados em uma área separada.

Atualmente, a Apple está trabalhando no iOS 9.3, do qual já vimos algumas das novidades que estão a caminho. Dentre elas, alguns recursos inéditos vão ser liberados, como o modo Night Shift, que altera o esquema de cores da interface de acordo com o horário para economizar bateria e não atacar tanto os seus olhos dependendo da iluminação ambiente.

Via: Mashable

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar