Link é capaz de travar iPhone e fazê-lo reiniciar automaticamente

Por Redação | em 26.01.2016 às 11h30

iPhone 6 6s

Um link que está sendo amplamente compartilhado tem feito com que smartphones e computadores travem e, em alguns casos até precisem ser reiniciados. Conhecido como crachsafari.com, esse site gera uma sequência complexa de caracteres que trava praticamente qualquer dispositivo.

Os usuários de iPhones, Macs e iPads têm sofrido ainda mais com o link, visto que neste caso o usuário é obrigado a reiniciar o aparelho, podendo causar perda de trabalhos que ainda não foram salvos, por exemplo.

Apesar do site ser facilmente identificável, muitos usuários, por se depararem pela primeira vez com o link, acabam por acessá-lo e veem o sistema travar imediatamente. Depois de aberto, a API HTML5 History começa a funcionar milhares de vezes, sobrecarregando o navegador e sendo, no caso do Safari, suficiente para afetar todo o sistema. "O problema é que cria milhares de entradas no histórico", afirmou o especialista em segurança de informática Mikko Hypponen.

Crashsafari

No Mac, o usuário precisa reiniciar o computador para se livrar do problema, enquanto que nos dispositivos móveis da Apple o aparelho desliga sozinho. Em dispositivos Android, a página do navegador congela, mas ainda é possível continuar a utilizar o aparelho sem a necessidade de reiniciá-lo. No caso do iOS, alguns sugeriram que parte do problema parece ter sido corrigido na versão iOS 9.3, que atualmente encontra-se em fase beta, mas deve ser lançado nas próximas semanas.

Hypponen declarou que o bug se trata apenas de uma negação de serviço e que não causa danos permanentes nos aparelhos. Apesar disso, o problema certamente é um inconveniente para os usuários, ainda mais para os desavisados.

Fonte: Independent

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar