Mosquitos sobrevoam site do Governo Federal para alertar contra epidemia

Por Redação | em 01.02.2016 às 09h16

Aedes aegypti

Muita gente achou que era mais um ataque hacker, mas desta vez se trata de uma campanha real. Durante o final de semana, mosquitos Aedes aegypti “invadiram” o Portal Brasil, a página oficial do Governo Federal, em uma iniciativa para levar a conscientização sobre os perigos da dengue, do zika e do chikungunya também para o ambiente virtual.

Os insetos aparecem sobrevoando a parte superior do domínio e são persistentes, se sobrepondo a todas as páginas que são acessadas. Ao clicar em um deles, o usuário observa uma mensagem sobre a campanha, a hashtag #ZikaZero e, ao clicar no banner, é redirecionado para uma página do Ministério da Saúde, que contém informações sobre prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito.

Mosquitos Portal Brasil

Além disso, outros dados importantes, como os sintomas que cada uma das doenças pode causar e o que fazer ao identificar alguma delas estão disponíveis na página. O Governo Federal também tem publicado notícias sobre a evolução da epidemia no Brasil, que é apontada como uma das responsáveis pela explosão de casos de microcefalia. A estimativa da Organização Mundial de Saúde é de que o nosso país já conte com mais de 1,5 milhão de pacientes.

A ideia de que a presença dos mosquitos no Portal Brasil se tratava de uma invasão do domínio surgiu relacionada a outros casos, esses sim ligados à ação de hackers. Desde o final da última semana, usuários têm encontrado dificuldades em acessar sites do governo, alvos de ataques de negação de serviço, e a página da Anatel chegou a ser desfigurada em um dos golpes.

Por enquanto, os mosquitos aparecem apenas no Portal Brasil e não existem indícios da “invasão” do Aedes aegypti em outros domínios oficiais. Se a ideia é conscientizar a população, entretanto, pode ser que eles ainda deem as caras em outros lugares.

Fonte: Portal Brasil

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar