Como enviar e-mails que se destroem automaticamente

Por Douglas Ciriaco RSS | em 30.12.2015 às 16h15

Email

Enviar e-mails pode parecer um processo antiquado para muita gente, mas não é bem assim. Muitas tarefas ainda dependem fundamentalmente do famigerado correio eletrônico, então saber alguns truques para lidar com esta tecnologia que vai demorar a sair de moda é sempre útil.

Uma das funções mais desejadas por pessoas que enviam e-mails é a possibilidade de apagar o conteúdo de uma mensagem após enviá-la. Ou tornar o correio eletrônico autodestrutivo, garantindo que tudo será apagado automaticamente após um determinado período de tempo.

Pois saiba que isso é possível. Vamos ensinar como configurar a extensão Dmail, disponível apenas para Google Chrome. Com ela, você pode programar um e-mail para que o seu conteúdo seja apagado automaticamente depois de um determinado período ou revogar o acesso a ele a qualquer momento, deixando você no controle da situação.

Passo 1

Clique aqui para ir à página de download do Dmail.

Passo 2

Após instalar a extensão em seu navegador, acesse gmail.com e faça login em sua conta. Na primeira vez em que você fizer isso, uma janela de boas-vindas do Dmail aparece na tela. Clique em “Get Started” para iniciar a configuração da ferramenta.

Dmail

Passo 3

Na janela que aparece em seu monitor, clique em “Permitir” para garantir que o Dmail poderá acessar a sua conta de e-mail a fim de gerenciar mensagens enviadas.

Dmail

Passo 4

Agora, ao abrir o editor de uma nova mensagem no Gmail, você nota a presença de uma barra de ferramentas do Dmail presente na base da tela de edição. Para garantir que a extensão vai funcionar, mantenha-a ativada — a chave indicada na figura abaixo precisa estar no modo “On”.

Dmail

Na opção "Destroy", você define o tempo no qual a mensagem será automaticamente destruída. As opções são: nunca, em uma hora, em um dia e em uma semana.

Dmail

Pronto. Se você apenas deseja que uma mensagem seja destruída automaticamente após um determinado período, não precisa realizar nenhuma tarefa mais. Contudo, se você quer revogar o acesso a um e-mail enviado, acompanhe o próximo passo.

Passo 5

Na tela inicial do Gmail, acesse a sessão das mensagens enviada. Lá, abra um e-mail enviado com o Dmail ativado. Ao fazer isso, você vê um novo botão disponível chamado “Revoke Email”.

Dmail
Basta clicar sobre ele para que o acesso dos destinatários àquela mensagem seja instantaneamente removido.

Importante

Vale ressaltar que, ao receber uma mensagem via Dmail, o destinatário precisa clicar em um link no qual o seu conteúdo está armazenado. O Dmail é uma ferramenta criada pelos mesmos desenvolvedores do serviço de favoritos Delicious, o que uma aura de confiança para esta ferramenta.

O Dmail garante que a sua mensagem fica criptografada com uma chave única, que é enviada ao destinatário e só pode ser acessada por meio daquele link. É justamente esta característica que permite o seu controle sobre os conteúdos enviados por e-mail. Para maiores informações, acesse a página oficial da ferramenta.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar