Mais de 1 milhão de pessoas assinam petição para abrigar Snowden no Brasil

Por Redação | em 28.01.2014 às 16h56

Com o objetivo se dar asilo político ao ex-técnico da CIA Edward Snowden, David Miranda, companheiro brasileiro do jornalista Glenn Greenwald (The Guardian), lançou há pouco mais de 1 mês uma campanha para arrecadação de assinaturas. Segundo o site avaaz.org, a campanha já arrecadou mais de 1 milhão de assinaturas e vem crescendo ainda mais. O objetivo inicial era de 1 milhão de assinaturas e foi aumentado para 1 milhão e meio.

Snowden foi considerado espião pelos Estados Unidos quando descobriu e revelou ao mundo como os norte-americanos espionavam as pessoas e claramente invadiam sua privacidade usando servidores das maiores empresas do mercado da internet, tais como Google, Apple e Facebook. Atualmente, Snowden está exilado em Moscou, na Rússia, em um limbo jurídico e com um visto de apenas 1 ano de duração e já declarou que não acredita em um julgamento justo se voltasse aos EUA.

Segundo David Miranda, a campanha surgiu da observação da necessidade de Edward Snowden de ter uma vida com mais liberdade e dignidade, em virtude de ter contribuido para uma sociedade mais justa e transparente. Sua atitude, considerada por muitos heroica e corajosa, fez com que ele perdesse seu passaporte e o obrigou a fugir para manter sua integridade física. "O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância norte-americana indiscriminada e em escala global. É hora de oferecer a Edward Snowden asilo imediato no Brasil!”, diz Miranda. 

O discurso de Miranda sobre Snowden reforça ainda que se o ex-técnico da CIA estivesse no Brasil, ele poderia ajudar ainda mais de perto a entender como a NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) e seus aliados estão invadindo a privacidade de pessoas comuns no mundo todo, e além disso, descobrir maneiras de se proteger contra a invasão. 

No ano passado, Snowden havia solicitado asilo político a 22 países diferentes. Entre eles, Brasil, Venezuela, Equador e Rússia foram até agora as únicas nações que decidiram naturalmente abrigar o ex-técnico da CIA.

Para acessar e assinar a petição para que Edward Snowden tenha asilo político no Brasil, clique neste link

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar