Mais da metade da população brasileira já utiliza a Internet, revela estudo

Por Redação | em 27.06.2014 às 10h47

Banda Larga 0800

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) realizou uma pesquisa chamada TIC Domicílios 2013, que revelou que mais de 50% da população brasileira é usuária de Internet atualmente. A pesquisa também constatou que o uso da rede através de dispositivos móveis dobrou nos últimos dois anos no Brasil. 

O estudo em questão foi realizado no período de setembro de 2013 a fevereiro de 2014 em 350 municípios brasileiros, abragendo mais de 16 mil domicílios e levou em consideração todas as pessoas acima de 10 anos que usaram a Internet pelo menos uma vez durante os meses da pesquisa. 

Analisando o percentual sobre o total da população, a pesquisa revelou que o acesso à Internet é menor principalmente nas áreas rurais, onde apenas 21% das pessoas podem acessá-la. Em áreas urbanas este percentual abrange 56% da população. O acesso também varia de acordo com a classe social: 97% dos usuários da chamada classe A, aqueles cujo poder aquisitivo é maior, possuem acesso à Internet. Os usuários da classe B representam 78%, seguidos da classe C com 49%. Em contrapartida, a população das classes D e E juntas não chegam a somar nem 20%. Ao todo, mais de 85 milhões de brasileiros são usuários de Internet.

Sobre o assunto, Alexandre Barbosa, gerente da CETIC.br, disse: "Mesmo com o crescimento ano após ano, o Brasil ainda encontra desafios para a massificação do acesso à Internet. Nossas análises identificam um conjunto complexo de fatores geográficos, sociais e econômicos que precisam ser observados sobre a expansão da conectividade em todo o território nacional. O custo do acesso segue sendo a maior barreira". 

A pesquisa também mostrou que o número de pessoas que utilizam a Internet através de aparelhos celulares aumentou de 20% em 2012 para 31% em 2013. Destas, 75% acessaram a Internet via 3G ou 4G e 62% utilizaram Wi-Fi. O crescimento registrado se deve principalmente ao aumento na quantidade de pessoas que possuem celulares hoje em dia. De acordo com o estudo, 85% das pessoas acima de 10 anos utilizam celulares. 

Dentre os usuários que utilizam internet no celular, a pesquisa também mostrou que 30% deles a utilizam principalmente para acessar redes sociais, 26% compartilham fotos, vídeos ou textos e 25% acessam o e-mail.

Por fim, a pesquisa da TIC Domicílios 2013 também constatou um aumento na quantidade de tablets e notebooks dentro das residências brasileiras. Analisando os domicílios que já possuem computador, a pesquisa descobriu que 57% deles têm também um notebook e 12% possuem tablets. 

Para acessar a pesquisa da TIC Domicílios 2013 completa, clique aqui

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar