46

Como lidar com uma conexão lenta à Internet em 10 passos

Por Redação em | 04.07.2013 às 15h33 - atualizado em 05.07.2013 às 11h33

computador lento

Uma conexão de Internet lenta pode ser capaz de acabar com o humor de qualquer ser humano. Mas, para evitar altos níveis de stress, é importante aprender algumas maneiras de solucionar os problemas, corrigi-los, ou apenas tentar sobreviver a uma Internet lenta. O pessoal do Life Hacker separou algumas dicas interessantes em relação ao assunto.

10. Verifique sua velocidade (e seu plano)

Às vezes, sua conexão é lenta simplesmente porque você está pagando por uma Internet lenta. Entre no site do seu provedor, ou ligue para a central de atendimento, e descubra exatamente qual é o plano que você assina. 

Depois de descobrir por quantos "mega" você paga, entre no site Speedtest.net e execute um teste de velocidade. Se o resultado se igualar ao que você está pagando para sua operadora, então a sua rede está funcionando bem e o problema é apenas o seu plano, afinal você está pagando por uma conexão à Internet lenta. Neste caso, a melhor solução é trocar de plano, afinal o atual não está sendo suficiente para deixá-lo satisfeito.

Agora, caso os números não correspondam ao que você paga para a sua operadora, é preciso ficar atento. Pela lei brasileira (resoluções 574/2011 e 575/2011), os maiores provedores são obrigados a fornecer no mínimo 20% do que você contratou, porém isso só vale no caso de problemas técnicos, o que significa que o cliente deve usufruir de toda a velocidade grande parte do tempo.

Saiba mais: 

Você recebe toda a velocidade de internet contratada?

Traffic Shaping: como ver se o seu provedor está derrubando a sua internet

SpeedtestImagem: Speedtest

9. Verifique seu hardware

Antes de ligar para seu provedor de Internet e xingar todos os atendentes, faça uma rápida redefinição no seu modem e roteador (ou seja, desligue-os e ligue-os novamente) e veja se isso ajuda a melhorar sua conexão. Confira se os outros computadores da sua casa também estão com uma conexão tão lenta quando a sua, afinal, se o problema acontece em apenas uma máquina, é provável que o problema seja o próprio computador. 

8. Corrija seu Wi-Fi

Se você estiver utilizando uma rede sem fio, você pode pensar que está com problemas com o seu modem ou provedor, mas pode ser apenas um sinal Wi-Fi fraco. Neste caso, é preciso estudar melhor o posicionamento do seu roteador sem fio, e existem alguns truques para isso. Saiba mais: 

Como melhorar a conexão da sua rede Wi-Fi [vídeo]

Faça você mesmo: aumente o sinal de seu Wi-Fi com uma latinha de cerveja

Saiba como aumentar o sinal Wifi de sua casa ou escritório

Wi-Fi Casa

7. Desative aplicativos que consomem a largura de banda

Se o seu hardware parece estar em boas condições de funcionamento, confira se todos os outros programas não estão monopolizando a conexão. Por exemplo, se você estiver baixando uma série de arquivos torrent, é normal que a navegação fique mais lenta.

Instalar extensões como o Adblock Plus ou FlashBlock também pode ajudar, pois elas bloqueiam anúncios que monopolizam a banda larga, como aqueles que trazem animações e vídeos. É provável que elas não resolvam todos os seus problemas, mas podem ajudar a melhorar um pouco a lentidão de sua conexão.

6. Experimente um novo servidor DNS

Quando contratamos um provedor de banda larga, nossa internet é automaticamente configurada para utilizar os números de DNS (Domain Name System) oferecidos pela empresa, o que por um lado é muito prático (afinal, não é necessária nenhuma configuração), mas por outro acaba resultando em muitas pessoas utilizando o mesmo servidor, o que afeta não só sua performance como também a disponibilidade do que procura.

Um dos grandes trunfos da era da informação é permitir que tenhamos várias opções para um mesmo serviço, e com servidores DNS não é exceção. O Canaltech criou um tutorial explicando passo a passo como trocar seu servidor DNS.

Troca de DNS

5. Otimize seu navegador

Solucionar os problemas que deixam sua internet lenta pode demorar algum tempo, e enquanto isso você precisa navegar. Neste caso, é preciso otimizar sua web para uma conexão mais lenta. Para isso, utilize versões móveis ou em HTML dos seus sites favoritos, desabilite imagens e utilize recursos como o Opera Turbo. O ideal é criar um navegador secundário, já com configurações mais simples, para ser utilizado em casos como esse.

Saiba mais: O que faz um navegador web ser rápido?

4. Trabalhe de forma inteligente

Se você depende da sua internet lenta para realizar seu trabalho, é preciso priorizar as tarefas de forma diferente do que faria se a sua internet fosse super rápida. Uma dica interessante é trabalhar fora do seu navegador sempre que possível. Por exemplo, se você precisa enviar um texto, relatório, ou algo do tipo, faça-o primeiro em seu editor de texto favorito em vez de digitá-lo diretamente no seu navegador. 

3. Ligue para o seu provedor de Internet

Se você já passou por todas as etapas indicadas até agora e sua velocidade de Internet continua lenta, então chegou a fatídica hora de ligar para o seu provedor. 

Importante: lembre-se que o atendente não é o causador dos seus problemas, então tente ter paciência e respeitar o ser humano do outro lado da linha. Além do mais, vamos ser honestos, uma boa pitada de educação não faz mal a ninguém e pode ajudar seu problema a ser resolvido mais rápido.

Telemarketing

2. Encontre um novo provedor

Se o seu provedor não puder satisfazer as suas necessidades (como fornecer a velocidade que você deseja ou um bom atendimento ao cliente), chegou a hora de encontrar um novo provedor. Essa pode ser uma árdua tarefa, mas é importante entender bem o que cada uma das empresas oferece e ver se ela se adequa ao que você precisa.

1. Use seu tempo de maneira produtiva

Se você for uma pessoa de sorte, já deve ter conseguido obter uma Internet rápida e sem stress. Mas, se você não faz parte desse grupo, vamos tentar pensar pelo lado positivo: uma velocidade de Internet mais lenta pode deixá-lo mais produtivo. Afinal, quando as páginas do Facebook demoram dias para carregar, é bem provável que você desista de fazer uma "breve pausa" para espiar o movimento na rede social enquanto deveria estar trabalhando.

Curtir trabalho facebook

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

RECEBA NOSSAS
NOTÍCIAS POR E-MAIL
ASSINE NOSSA NEWSLETTER DIÁRIA