3

Terceiro maior distribuidor de spams do mundo é desativado

Por Redação em | 19.07.2012 às 17h25

Spam

SpamAtif Mushtaq, um pesquisador da FireEye Malware Intelligence Lab, postou em seu blog uma notícia muito interessante: "Estou feliz em anunciar que, após três dias de esforço, o botnet Grum finalmente foi derrubado".

Atif se referia ao sucesso de uma operação que derrubou o terceiro maior botnet do mundo, o Grum. Botnets são uma espécie de rede de computadores zumbis, usados principalmente para espalhar vírus e os inconvenientes spams.

Em seu post, Mushtaq ainda completa: "De acordo com dados provenientes da Spamhaus, em média, eles utilizaram o Grum para ver cerca de 120.000 endereços de IP para envio de spam a cada dia, mas depois da queda, este número foi reduzido para 21.505". Ou seja, cerca de 100.000 computadores deixaram de ser controlados pelo Grum.

Os servidores do Grum estavam espalhados por três países: Rússia, Panamá e Holanda, o que dificultava a "limpeza". Embora os dois maiores botnets do mundo - Cutwaii e Lethic - ainda estejam em atividade, após a morte do Grum, a web ficou livre de 18% dos spams que enchem nossas caixas de e-mail. A FireEye não acredita que será fácil para os hackers ressuscitar o botnet perdido.

Diversos especialistas de segurança se empenharam para o sucesso dessa operação, e agora o grupo está enviando a seguinte mensagem "simpática" para os spammers:

"Pare de nos enviar spam. Nós não precisamos do seu Viagra barato ou Rolex falso. Vá fazer outra coisa, trabalhar em um metrô ou McDonalds, ou vender cachorro quente, mas não nos envie spam."

Leia a Seguir

Comentários