Conheça o cartucho de impressora jato de tinta que nunca entope

Por Redação em | 20.07.2012 às 08h05

Impressora Travada

Dois pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, tiveram uma ideia para acabar com aquele velho problema dos cartuchos de impressoras jato de tinta que sempre entopem.

Isso acontece porque, quando a máquina fica fora de uso durante algum tempo, a tinta fica ressecada e cria uma camada que entope o cartucho. A maioria das impressoras utiliza um jato de tinta fresca para romper essa crosta, o que desperdiça uma quantidade razoável de tinta.

Segundo o site Daily Tech, a ideia dos pesquisadores Riberet Almeida e Jae Wan Kwon foi baseada no funcionamento do olho humano, que mantém uma película extra fina de óleo para evitar que as lágrimas evaporem e sempre que piscamos essa camada de óleo se espalha de maneira uniforme na superfície dos olhos. No caso da impressora, um mecanismo funciona como uma espécie de "piscada elétrica".

Olho - Impressora jato de tinta

Imagem: Reprodução

Uma gotícula de silicone é movida para cima e para baixo do bocal de saída de tinta por meio de um campo elétrico. O sincronismo dos movimentos garante que o "olho" da impressora estará sempre aberto quando necessário, mas protegido quando a máquina não estiver sendo utilizada.

Como já comentamos aqui no Canaltech, o preço da tinta de impressora é altíssimo, e essa parece ser uma boa solução para economizar e também aumentar a vida útil do aparelho.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL