Brasil inicia processo de desligamento da TV analógica

Por Redação | em 15.02.2016 às 14h23

TVs

O Brasil começou a se livrar de vez do modelo analógico de transmissão televisiva. O processo de desligamento começa nesta segunda-feira (15) e o primeiro município a completar a transição para o modelo digital é Rio Verde, em Goiás. Em outubro deste ano, o Distrito Federal e as cidades do entorno também terão o sinal de TV analógica totalmente desligado.

O prazo para desligamento em todo o país já foi adiado por seguidas vezes e, agora, 2023 foi estabelecida como a data limite. De acordo com informações do governo federal, este último adiamento foi necessário devido aos grandes eventos que serão realizados no Brasil nos próximos anos, como os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e também as eleições presidenciais de 2018.

Com o prazo estendido para daqui a sete anos, as redes de televisão também ganham mais tempo para informar seus telespectadores sobre a mudança. A TV analógica recebe sinais de frequência modulada FM e os converte para sinais de imagem e som. No modelo digital, o sinal está na mesma frequência, porém é convertido para dados digitais, tal qual ocorre com na conexão a uma rede de internet sem fio.

Para que o sinal digital funcione na sua casa, é preciso ter um conversor conectado ao seu aparelho de TV ou então ter um televisor já adaptado para receber o este tipo de sinal.

Fonte: Rádio Agência Nacional

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar