Google exibe mensagem que alerta usuário sobre ataque de hackers do governo

Por Redação | em 25.03.2016 às 16h00

google

Não é novidade que grandes potências mundiais possuem avançados programas de espionagem que, de uma forma ou de outra, acabam vasculhando a vida de qualquer usuário na internet. Sabendo disso, o Google quer deixar os internautas de sobreaviso sempre que um hacker a mando do governo (ou apoiado por este) está tentando invadir suas contas.

Esse procedimento já ocorre há algum tempo, mas a gigante das buscas quer tornar ainda mais explícito quando algum invasor que trabalha para as autoridades está em busca de informações pessoais dos cidadãos comuns. Para tal, sempre que isso acontecer, o usuário verá uma grande mensagem na tela indicando que hackers apoiados pelo governo podem estar tentando roubar suas credenciais na web.

A mensagem diz o seguinte: "Há uma chance de isto ser um alarme falso, mas acreditamos que hackers apoiados pelo governo podem estar tentando enganá-lo para conseguir a senha da sua Conta Google. Não podemos revelar mais detalhes porque essas pessoas poderão adaptar-se [a novas formas de ataque], mas isto acontece com menos de 0,1% de todos os usuários do Gmail. Se eles forem bem sucedidos [nos ataques], eles poderão espionar você, acessar seus dados ou efetuar outras ações".

Em seguida, o texto recomenda que, independentemente da situação, é necessário habilitar a autenticação de dois fatores e adotar um sistema baseado em chave de segurança. Com isto, as chances de ter o computador invadido ou monitorado por terceiros é menor.

Abaixo, uma foto da mensagem exibida caso o usuário esteja sob suspeita:

Google

De acordo com Shane Huntley, que trabalha na equipe de segurança do Google, e Jonathan Pevarnek, engenheiro da Jigsaw (subsidiária da Alphabet, dona do Google), este aviso é mais uma maneira de "usar a tecnologia para enfrentar os mais difíceis desafios geopolíticos, o combate ao extremismo violento, para a frustrar censura online e para reduzir as ameaças associadas com ataques digitais".

Embora não divulge como consegue distinguir as ações dos hackers do governo de outros tipos de ataques, o Google acredita que a mensagem pode ser útil principalmente para pessoas que atuam em profissões que costumam ser alvo de espionagem. Entre elas estão jornalistas e executivos importantes de grandes corporações, além de ativistas e funcionários de governos em outros paises.

Para ativar a verificação de duas etapas na sua Conta Google, você deve acessar esta página. Na caixa "Verificação em duas etapas", do lado direito, selecione Iniciar configuração e conclua o passo a passo para finalizar o processo. Quando terminar, você será redirecionado para um novo site no qual será necessário revisar as configurações e adicionar números de telefones alternativos. Feito isso, na próxima vez que você fizer login, você receberá um SMS com um código de verificação para liberar seu acesso.

Já para usar uma chave de segurança, visite esta página e siga as instruções para registrar uma nova chave.

Fonte: Jigsaw (Medium) via Business Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar