Google encerrará Picasa para se concentrar no Google Fotos

Por Redação | em 15.02.2016 às 12h35

Picasa

O Google anunciou que irá encerrar seu serviço de fotos Picasa agora que o Google Fotos assumiu o papel de principal serviço de armazenamento de imagens da empresa. O anúncio do encerramento foi feito através de uma postagem no blog oficial do Picasa, onde a empresa indicou que irá se concentrar inteiramente em um serviço único de fotos, o Google Fotos.

Na postagem, a companhia forneceu mais detalhes sobre o encerramento do serviço. Para os que o utilizam, a maneira mais fácil para acessar, modificar e compartilhar as fotos é por meio do login no Google Fotos. Todas as imagens encontradas no Picasa estarão disponíveis automaticamente na conta do Google Fotos. "Usando o Google Fotos, você pode continuar a carregar e organizar suas memórias, bem como desfrutar de outros grandes benefícios, como melhorias na pesquisa e compartilhamento de imagens", explica na publicação.

Para os que não querem utilizar o Google Fotos ou simplesmente querem continuar acessando seus registros através do Picasa, o Google fornecerá um novo lugar para acessar os álbuns do Picasa. Desta forma, será possível ver, transferir e excluir os álbuns contidos no serviço. Algo que o comunicado deixa claro é que o encerramento do Picasa começará no dia 1º de março. Sendo assim, até lá o serviço de armazenamento de imagens continua da mesma forma como os usuários já estão acostumados a utilizar.

Depois disso, a partir do dia 15 de março, a gigante da internet não irá mais fornecer suporte para a aplicação do Picasa para desktop. Os que utilizam a aplicação poderão continuar trabalhando com ela, mas não haverá mais atualizações no futuro. Caso o usuário opte por migrar para o Google Fotos, ele poderá realizar o upload de suas fotos através do site photos.google.com/apps. As APIs do Picasa destinadas aos desenvolvedores também serão descontinuadas.

No final da publicação o Google diz que continuará a atualizar os usuários do Picasa sobre novas informações. "Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que esta transição cause, mas queremos assegurar-lhe que estamos fazendo isso com o objetivo de proporcionar a melhor experiência possível. O Google Fotos é mais novo e mais inteligente, oferecendo uma plataforma melhor para que construamos experiências surpreendentes para você no futuro", concluiu.

Via Google

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar