Google começa a oferecer internet sem fio gratuita na Índia

Por Redação | em 22.01.2016 às 13h07

Google

O Google inicia nesta sexta-feira (22) a sua primeira conexão de internet sem fio, pública, gratuita e de alta velocidade na Índia. Depois do Facebook, a gigante da web agora também mira os olhos para o emergente mercado indiano, colocando no ar o primeiro hotspot em uma estação de trem em Mumbai.

A ideia da rede é permitir acesso à web, então o chefe do Access Programas na Índia, Gulzar Azad, garantiu que a sua divisão estará de olho para identificar possíveis abusos, como o uso da rede para compartilhamento massivo de arquivos. Além disso, a velocidade de conexão será reduzida automaticamente após uma hora inteira de uso, o que deve encorajar as pessoas a se desconectarem. Tudo isso para que as 100 mil pessoas que trafegam pela estação possam compartilhar de acesso à web com qualidade e sem pagar nada por isso.

Internet do Google na ÍndiaGoogle passa a oferecer internet gratuita na Índia. (Foto: Reprodução/Google)

Como anunciado em setembro de 2015 por Sundar Pichai, o presidente do Google, quando o projeto foi divulgado, esta é apenas a primeira das 100 estações de trem espalhadas por toda a Índia que devem receber a internet gratuita do Google até o final deste ano. Para os próximos anos, a ideia é que a parceria entre a empresa e companhias indianas Indian Railways e RailTel alcance 400 estações em todo o território indiano.

Até o momento, este é o maior projeto de internet pública gratuita na Índia, superando os esforços do Facebook, que foi acusado de ferir a neutralidade da rede ao limitar as páginas que podem ser acessadas por sua conexão grátis. A internet do Google é a primeira pública do país a, por exemplo, permitir a reprodução de vídeos em alta definição.

Fonte: Google Asia Pacific Blog

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar