Google Chrome vai carregar páginas até 25% mais rápido graças a novo algoritmo

Por Redação | em 20.01.2016 às 12h43

Chrome

Para quem usa o Google Chrome como navegador padrão, mas não o acha tão rápido assim, aí vai uma boa notícia: as próximas versões do browser ganharão um "boost" que vai aumentar em até 25% a velocidade de carregamento das páginas que você acessa na internet.

De acordo com Ilya Grigorik, engenheiro da empresa, o atual algoritmo de compressão do Chrome, chamado Zopfli, será substituído por um novo, este batizado de Brotli. Ele está em desenvolvimento desde setembro do ano passado, mas só agora chegou aos estágios finais e está quase pronto para ser distribuído para os usuários do navegador.

O Brotli utiliza um "formato de dados completamente novo" e que consegue descompactar dados de uma forma melhor que o padrão usado atualmente, reduzindo assim o conteúdo de uma página de forma considerável. Ao que tudo indica, ele é capaz de comprimir HTML, CSS e JavaScript entre 17% e 25% a mais do que o Zopfli. Além disso, o Google afirma que o novo algoritmo do Chrome pode ajudar o consumo de bateria nos dispositivos móveis.

Segundo a companhia, o novo padrão está em fase final de preparação para então ser finalmente distribuído aos usuários — algo que deve acontecer nas próximas semanas. Para quem deseja saber desde já como é ver o Brotli em ação, basta utilizar o Chrome Canary, versão do navegador usada para testar novas funcionalidades.

Fonte: Google

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar