Luva-sonar permite encontrar obstáculos em enchentes

Por Redação | em 30.12.2015 às 17h10

Ikura Tact

Os japoneses construíram um sonar portátil usando uma impressora 3D, um Arduino e alguns sensores. Se você não está familiarizado com o termo, sonar é um tipo de dispositivo que detecta e localiza objetos submersos na água por meio das ondas sonoras que os alvos refletem ou produzem.

O dispositivo em formato de luva criado na Universidade de Tsukuba, Japão, surgiu com a finalidade específica de pesquisar águas em enchentes, uma vez que a região onde a instituição de ensino fica localizada é constantemente inundada por um rio que fica nas proximidades.

Os inventores Aisen Carolina Chacin e Takeshi Ozu chamam o dispositivo de IrukaTact – uma mistura entre a palavra "tátil" e a palavra japonesa para golfinho. À primeira vista, o gadget pode parecer simples tampas de plástico nos dedos, mas há muito mais coisa acontecendo dentro do dispositivo do que você imagina. 

O IrukaTact usa uma combinação de pequenos jatos de água, um sensor de sonar MaxBotix MB7066 e um Arduino Pro Mini para criar um feedback tátil debaixo d'água. Se a mão do usuário estiver longe de um objeto sólido, os jatos vão exercer pouca pressão nos dedos; se ele estiver perto, os jatos serão liberados com mais pressão.

O sensor é capaz de encontrar objetos submersos a até 1,5 metro de distância. Isso não parece muito, mas é o suficiente para detectar mudanças de terreno e obstáculos na água escura – o tipo que você pode encontrar durante a execução de operações de resgate depois de uma enchente. 

A equipe criou um kit "faça você mesmo" para que as pessoas possam construir suas próprias luvas e a ideia é que o dispositivo seja utilizado como ferramenta por grupos que atendem emergências e realizam resgates em inundações.

Via Engadget

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar