Armadura do Homem de Ferro será usada por soldados americanos

Por Redação | em 11.10.2013 às 13h05

Homem de Ferro

Ao que tudo indica, o exército norte-americano quer trazer os super-heróis dos quadrinhos para a vida real. E o primeiro deles é o Homem de Ferro.

Bom, não é exatamente o super-herói em si, mas sim sua tecnologia. O Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos apresentou o projeto TALOS (Tactical Assault Light Operator Suit), um traje no melhor estilo Tony Stark que transforma quem o está vestindo em um super soldado de guerra.

Desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o uniforme lembra a armadura de obras como Iron Man e do game Crysis. Possui visão noturna, blindagem contra tiros e armas químicas, sensores de monitoramento para checar sinais vitais do militar (temperatura, pressão sanguínea, batimentos cardíacos, possíveis ferimentos, entre outros) e até uma estrutura hidráulica colocada no exoesqueleto do usuário para lhe dar força física e velocidade adicionais.

O traje inteiro é revestido por um material criado pelo MIT que pode se "regenerar" sozinho - um elemento líquido pode passar para estado sólido em questão de milésimos após o traje sofrer um grande impacto. Além disso, o TALOS pode se adequar a qualquer anormalidade que comprometa a saúde do soldado, podendo, inclusive, gerar oxigênio ou medicamentos.

A roupa possui ainda computadores embutidos por toda sua extensão, permitindo que o portador emita alertas e se comunique com centros de comando. Também será incluso um computador de bordo parecido com o Google Glass: usando a realidade aumentada, o soldado pode olhar para o canto do visor e receber atualizações sobre o campo de batalha e localização das forças inimigas.

Segundo o site NPR, o primeiro protótipo usável deve ser lançado em até três anos. Até lá, é uma boa ideia tentar adequar o TALOS ao laboratório do Tony Stark criado pelo Elon Musk, chairman da Tesla Motors. Dá só uma olhada:

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar