8

Qual é o melhor serviço de armazenamento na nuvem?

Por Redação em | 15.07.2013 às 12h05

nuvem

A computação na nuvem está cada vez mais presente no nosso dia a dia, tornando o armazenamento de arquivos mais conveniente e o acesso mais prático e rápido. Mas você sabe qual é o melhor serviço de armazenamento disponível no mercado?

Anualmente, a empresa de monitoramento Royal Pingdom investiga a confiabilidade e o desempenho de quatro serviços populares de armazenamento na nuvem: Box, Dropbox, Google Drive, e SkyDrive. Descubra qual deles apresentou os melhores resultados na análise de 2013.

Uptime - Confiabilidade

Durante o mês de junho, o serviço de monitoramento da Pingdom se conectou uma vez por minuto ao mesmo arquivo armazenado em uma conta em cada um dos quatro serviços de cloud citados. A ferramenta de monitoramento da empresa é capaz de fazer todas as verificações em sites, e, neste caso, qualquer tempo de inatividade da nuvem foi verificado a partir de dois locais diferentes de monitoramento – para evitar falsos positivos.

Em termos de uptime (tempo em atividade) e confiabilidade, o vencedor foi o Box. Ele foi o único serviço que apresentou 100% de uptime (assim como aconteceu no estudo do ano passado). Confira qual foi o resultado dos demais serviços:

  • Box: 100%
  • SkyDrive: 99,993%
  • Google Drive: 99,991%
  • Dropbox: 99,889%

Na prática, você dificilmente notará qualquer diferença entre o tempo de atividade do SkyDrive e do Google Drive, já que estamos falando de apenas alguns minutos de indisponibilidade durante um mês inteiro. Já o Dropbox apresentou 48 minutos de inatividade durante o mês de junho. A maior parte destes minutos foi contabilizada no dia 02 de junho, que incluiu uma longa interrupção de nove minutos.

Uptime dos serviços de armazenamento na nuvem Uptime dos serviços de armazenamento na nuvem em junho de 2013 (Fonte: Royal Pingdom)

Desempenho

Apesar de alguns usuários argumentarem que o tempo de atividade e a confiabilidade são mais importantes do que o desempenho, a Pingom discorda. A empresa acredita que os dois aspectos são fundamentais. Afinal, quem não quer que o upload e o download de seus arquivos aconteçam tão rápido quanto possível?

No ano passado, o Dropbox foi líder no quesito desempenho geral, posição que perdeu para o Google Drive este ano. O tempo médio de resposta global do serviço do Google foi de 549 milissegundos contra 708 ms do Dropbox. Confira o tempo médio de resposta global dos quatro serviços analisados.

  • Google Drive: 549 ms.
  • Dropbox: 708 ms.
  • SkyDrive: 920 ms.
  • Box: 1.202 ms.

Vale ressaltar que os serviços apresentaram tempos de acesso mais rápidos nas medições realizadas a partir das redes de monitoramento localizadas na América do Norte do que na Europa. Com exceção do Dropbox, que mostrou um acesso mais lento na América do Norte do que na Europa.

Desempenho de serviços de armazenamento na nuvemDesempenho de serviços de armazenamento na nuvem separados por resultados globais, na América do Norte e Europa (Fonte: Royal Pingdom)

A empresa percebeu que os serviços apresentaram poucas mudanças em relação aos resultados do ano passado. A média de tempo de atividade dos quatro serviços analisados caiu apenas cerca de 0,02% em relação ao estudo de 2012. Já em termos de desempenho, o Google Drive "roubou" o título de maior velocidade do Dropbox. E você, concorda com os resultados dos testes?

Veja também: [Vídeo] O que é Computação na Nuvem?

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL