Foguete reutilizável da SpaceX volta a falhar em testes

Por Redação | em 18.01.2016 às 08h39

Falcon 9

A ideia de um foguete reutilizável, que possa ser usado até mesmo para ir ao espaço e retornar à Terra para reabastecimento e novas missões, é uma das ideias da SpaceX para tornar as viagens comerciais ao espaço mais baratas e versáteis. Os testes com esse tipo de tecnologia, entretanto, vêm gerando mais gastos do que economias para a empresa de Elon Musk, que viu neste final de semana, mais uma vez, um equipamento explodindo durante a experimentação.

O vídeo do ocorrido foi publicado pelo próprio diretor da empresa. No Instagram de Musk, vemos o que até poderia ser considerada uma aterrissagem bem-feita com um foguete modelo Falcon 9, não fosse o fato de, momentos depois da descida, ele começar a cair para o lado, explodindo após o impacto com o chão. O teste aconteceu em uma plataforma no mar e faz parte da segunda fase de experimentos com a tecnologia.

Como dá para notar nas imagens, a falha aconteceu em uma das pernas do foguete, algo que foi confirmado por Musk. Segundo ele, os engenheiros da SpaceX ainda estão investigando os motivos por trás do problema, mas, até agora, acredita-se que o problema tenha ocorrido devido ao acúmulo de gelo na peça. No vídeo, dá para ver uma névoa situada sobre o local dos testes e essa umidade, junto com a condensação da decolagem, teria causado o problema na descida.

Apesar de testemunharmos mais uma falha, a SpaceX parece contente com os resultados que vem obtendo até agora. No final de 2015, após diversas explosões e problemas, a empresa obteve sucesso no pouso de um foguete Falcon 9 em solo e agora tenta fazer o mesmo em uma base na água, um movimento que exige um trabalho muito mais preciso e, principalmente, conta com condições bem mais adversas.

O descarte de equipamentos em pleno espaço, como é feito desde os velhos tempos do início da exploração do que há fora da Terra, pode até ser a alternativa mais fácil, mas está longe de ser a mais barata. E esse é um desafio que Musk e sua equipe parecem plenamente dispostos a superarem, não apenas de forma a viabilizar a empreitada comercial, mas também para intensificar os trabalhos e levar a pesquisa espacial adiante.

Fontes: Elon Musk (Instagram), The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar