Cientistas afirmam que colisão de asteroide médio levaria a Terra à era do gelo

Por Redação | em 10.02.2016 às 15h42

Asteroide e Terra

Você tem ideia do impacto que um asteroide com 1 quilômetro de largura pode ter ao se colidir com a Terra? De acordo com um grupo de cientistas, tal evento seria capaz de levar a Terra a uma mini era do gelo. Isso aconteceria porque uma sequência de acontecimentos de desencadearia após a colisão do objeto espacial com a superfície de nosso planeta.

De acordo com a pesquisa liderada por Charles Bardeen, o impacto criaria uma cratera de cerca de 15 quilômetros de largura, atirando uma quantidade enorme de poeira em nossa atmosfera. Assumindo que o impacto aconteceria em uma área urbanizada ou em uma floresta, onde há basta coisa para queimar, o calor gerado pela colisão resultaria em incêndios gigantescos e enormes nuvens de cinzas e fuligem vagando pelo ar. E toda essa massa se juntaria à poeira recém enviada à atmosfera e permaneceria lá de seis a 10 anos no pior dos cenários imaginados pelos cientistas.

Este amontoado de partículas presentes na atmosfera seria aquecido pelos raios solares, incrementando o calor da estratosfera. A combustão levaria à destruição de mais da metade da camada de ozônio que protege a Terra, aumentando a quantidade de raios ultravioletas que chegam à superfície do planeta — o nível de exposição nas regiões tropicais alcançaria o grau 20, afirmam os pesquisadores, sendo que a partir do nível 11 a exposição já se torna altamente nociva aos seres humanos.

Calor lá em cima, frio aqui embaixo

Neste cenário, que mais parece o roteiro de um filme distópico, o calor excessivo da estratosfera se contraporia ao frio extremo da superfície da Terra. A quantidade de poeira e sujeira da atmosfera reduziria em 70% a incidência de luz solar em nosso planeta, reduzindo a temperatura média global para algo em torno de 8 °C, resultando de tudo isso seria uma miniera do gelo.

A quantidade de chuvas no mundo cairia pela metade em relação ao que é hoje. Com a superfície da Terra coberta de gelo, a produção de comida sofreria um forte impacto, incrementada pela ausência de neve, de chuva e de sol. Estima-se que a haveria uma redução de 50%. Enfim, vamos torcer para que asteroides como este do exemplo criado por cientistas mantenham suas rotas bem distantes de nosso planeta.

Fonte: Space.com

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar