Cientistas acreditam ter encontrado um novo planeta no Sistema Solar

Por Redação | em 21.01.2016 às 09h43

Sistema Solar

Em 2006, a dupla de cientistas Mike Brown e Konstantin Batygin ganhou notoriedade ao reclassificar Plutão como um planeta-anão, visto que descobertas da época deixavam claro que o corpo, até então classificado como o nono planeta do Sistema Solar, não tinha características básicas daquilo que é considerado um planeta — como ter forma esférica e orbitar o Sol deixando o caminho livre de detritos. Desta vez, Batygin e Brown voltam aos noticiários por possivelmente terem encontrado um “substituto” para Plutão.

Chamado não oficialmente de Planeta X, o corpo celeste se encaixa nos requisitos básicos para ser um planeta. Eles descobriram seis pequenos objetos no Cinturão de Kuiper e, ao observá-los melhor, perceberam que eles estão sendo atraídos para o entorno de um outro corpo celeste, o possível novo planeta, e, juntos, estão todos orbitando o Sol.

A distância entre o que vem sendo chamado de Planeta X e o Sol é tanta que ele leva cerca de 15 mil anos-luz para dar uma volta completa em torno do Astro-Rei. Para se ter uma ideia, o atual planeta mais distante do centro do Sistema Solar é Netuno, que leva “apenas” 164 anos para completar a sua órbita.

Mas e o que falta para cravar o Planeta X como o novo membro da família no Sistema Solar? O problema é que muitos objetos se movem no Cinturão de Kuiper, o que dificulta a sua identificação mais clara. Além disso, ele está em uma faixa da galáxia nunca antes visualizada pelos astrônomos, o que também complica um pouco as coisas.

Vale lembrar, porém, que Netuno foi descoberto em 1846 de forma semelhante: cientistas observaram que alguns objetos saíram de órbita e se aproximaram de outro corpo celeste. Assim, aumenta ainda mais as expectativas em torno do novo trabalho de Brown e Batygin.

Fonte: The Astronomical Journal