Após retorno bem-sucedido, Falcon 9 está pronto para ser lançado novamente

Por Redação | em 05.01.2016 às 09h40 - atualizado em 05.01.2016 às 10h45

Falcon 9

Duas semanas atrás a notícia de que finalmente a SpaceX obteve sucesso no retorno de um foguete Falcon 9 ganhou os holofotes de todo o mundo, que acompanhou ao vivo a transmissão de toda a operação pela internet. Agora, Elon Musk, dono da companhia pioneira na exploração comercial do espaço, disse que o módulo do foguete está pronto para ser utilizado em um novo lançamento. No entanto, ainda não se sabe quando (e nem se) isso acontecerá.

A informação foi publicada às vésperas do ano novo na conta do Instagram do magnata, cuja empresa vem desenvolvendo projetos de sistemas de lançamento espacial reutilizáveis com a finalidade de reduzir drasticamente os custos do envio de futuras naves ao espaço - uma vez que, até então, os módulos de lançamento eram descartados após a propulsão.

Falcon 9

Foguete Falcon 9 que foi lançado em 21 de dezembro de 2015, retornando à Terra dez minutos depois (Reprodução: SpaceX)

Cerca de seis meses atrás, a SpaceX enfrentou uma tentativa frustrada de lançar um foguete Falcon 9 que levaria suprimentos à Estação Espacial Internacional. Na ocasião, o projétil explodiu no ar menos de três minutos após o lançamento. 

O Falcon 9 foi lançado para enviar satélites à órbita terrestre e foi o primeiro foguete da história a retornar com segurança ao solo. Após o teste bem-sucedido, a tecnologia agora deverá ser aplicada na missão da NASA que levará o homem à Marte em 2030.

Fonte: Instagram/Elon Musk

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar